O Dia das Mães chegou e, mais uma vez, devido à pandemia, muitas famílias vão comemorar essa data tão querida de uma forma diferente ou longe de quem ama. Pensando em diminuir essa distância, reunimos algumas profissionais (e mães!) da Superdigital para falar das suas experiências e dar dicas de como lidar com as mudanças de rotina: home office, filhos em casa e o tão merecido descanso. Vamos lá?

“Entendi o quanto eu sou forte”

Sabemos que a quarentena foi um desafio para todos, especialmente para as mães. A rotina mudou, os filhos estão ainda mais próximos, muitas mulheres passaram a trabalhar de casa, e por aí vai. Para Lilian Ferraz, conciliar homeschooling e o trabalho, além das tarefas de casa, foi um processo difícil “Eu acho que tudo teve uma questão de adaptação, tanto minha, quanto das crianças e do meu marido”, diz.

Apesar disso, ela completa: "Uma coisa que ajudou muito em casa foi quando a gente conseguiu descobrir o objetivo em comum de fazer com que essa convivência, nesse momento, fosse melhor. As coisas melhoraram muito. Conseguimos recriar uma rotina que antigamente não existia”.

Para Josi Zaparoli, a ajuda da família e dos amigos também foi essencial para conseguir lidar com tantas mudanças, além de servir como um momento de autoconhecimento: “A minha mãe, meu maior alicerce, me ajuda muito. E aqui foi com muita paciência, pedindo a Deus muita sabedoria, trocando experiência com amigos. Apesar da distância, eles estão sempre perto de mim”.

E continua: “Eu sou mulher, sou profissional, sou mãe, sou amiga, sou filha. É muita coisa, são muitos papéis. É intenso para todo mundo. Uma rotina diferente para esse ‘novo normal’. É o ano em que eu entendi o quanto eu sou forte e que dou conta.”

A curiosidade dos filhos e os momentos inesquecíveis

Situações bem peculiares também são comuns durante a quarentena. Afinal, quem não se lembra do bebê que interrompeu a mãe enquanto ela apresentava a previsão do tempo? Mas, para cada mãe, existe um momento mais marcante que o outro.

Para Patrícia Torcano, algo positivo é poder encerrar o dia ao lado de quem ama e ver de perto a curiosidade da filha sobre o seu trabalho: “Como é bom terminar o dia e já estar em casa e ficar com a família. Uma coisa boa também foi a minha filha ficar me observando no trabalho. Com o tempo, ela ficou querendo aparecer nos vídeos e dar ‘oi’ para as pessoas nas reuniões”, diz bem humorada.

As atividades feitas em conjunto com os filhos renderam momentos carinhosos e queridos. E a imaginação dos pequenos também vai longe. Josi, por exemplo, lembra de uma atividade na qual os filhos construíram um foguete e disseram algo que deixou a mãe surpresa:

“Esses dias nós construímos um foguete, eu ouvi dos meus filhos ‘mamãe, esse foguete representa nossa família, porque juntos a gente vai longe’ e comecei a chorar”, lembra a mãe, emocionada.

Resiliência e descanso são essenciais

Segundo uma pesquisa da consultoria Filhos no Currículo, realizada com 825 profissionais (homens e mulheres) com filhos, “ter tempo para cuidar de mim” é um desafio para 56% das mulheres entrevistadas. Mas qual a melhor forma de reservar um tempo para si mesma neste período de pandemia? Como se desligar da rotina corriqueira e relaxar?

Boa parte das mães citam o apoio da família, dos amigos e da fé como pilares pessoais neste período delicado. Além disso, as mães procuram cada vez mais alternativas para dividir os momentos de lazer com os filhos, enquanto tentam ter o seu próprio descanso.

A dica de Lilian, que tem ajudado nessa adaptação de rotina, é o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg: “É um livro que ajuda bastante a gente a entender o quão importante é criar certos hábitos através de uma fé ou de um benefício que esperamos no final. Isso faz com que a gente tenha o poder de fazer algumas mudanças.”

Um dia especial de muitos outros

Para encerrar com chave de ouro e com um recadinho para as outras mamães, Carine Pertinhes, que também passou por essas mudanças e adaptações, lembra a importância dessa celebração: “Um feliz Dia das Mães, porque Dia das Mães é todo dia. Eu desejo toda felicidade do mundo para a gente, porque sei o quanto é uma luta trabalhar, nem que seja em casa ou fora, estudar, cuidar de casa e dos filhos.”

E aí, curtiu a nossa homenagem para o Dia das Mães? ? Então clique aqui e confira o vídeo que preparamos especialmente para você.