Para a fintech, a intenção de compra demonstra um possível aquecimento do varejo, assim como foi maio com o Dia das Mães

Pesquisa da Superdigital, fintech do Santander com foco em inclusão financeira, realizada entre 3 e 7 de junho, com 1.734 pessoas, apontou que o comércio brasileiro deve mostrar aquecimento com o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Segundo o levantamento, 84% dos consumidores das classes C e D pretendem dar presentes nesta data. Na comparação com a pesquisa realizada em 2020, o número de intenção de compra é 5 pontos percentuais maior.

Do total de entrevistados, 35% pretendem gastar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Avaliando o comportamento do consumidor, 46% dos homens têm a intenção de gastar com itens acima de R$ 100,00, enquanto que 57% das mulheres pretendem gastar abaixo desse valor.

A pesquisa aponta também que 36% imaginam gastar o mesmo valor em comparação com o Dia das Mães. Em uma análise de perfil, homens são mais propensos a gastar mais (25%) e as mulheres menos (31%).

O item preferido para presentear ainda é o vestuário ou acessório para 39% dos entrevistados, seguido de perfumes (13%) e cestas de café da manhã (13%).

Neste ano, a pesquisa da Superdigital também perguntou como os namorados querem comemorar a data. Dos respondentes, 27% apontaram que vão pedir comida por delivery, sendo que esta opção é a preferida entre mulheres (31%). Do total, 17% pretendem ir a um hotel ou motel, serviço de preferência entre os homens (20%).

Na média, 58% disseram que vão comprar em lojas físicas. Os dados também mostram que as mulheres estão mais dispostas a comprar o presente pela internet, com 44% das intenções, contra 39% dos homens.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, a pesquisa aponta que o Dia dos Namorados deve apoiar a recuperação do comércio e dos gastos, movimento já observado em maio. “Depois de meses difíceis para o comércio, maio já mostrou uma recuperação importante, com o Dia das Mães, e junho caminha na mesma direção, ajudado por outra data comemorativa”, afirma.

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,6 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

Relações com a Imprensa – Superdigital
Evandro Ribeiro – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (13) 98132-6511
Licia Martinez – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (11) 99241-3070