Você realizou o sonho de ter um imóvel próprio, financiou junto ao banco, disse adeus ao aluguel e conseguiu a sua independência! Mas, aí, novas preocupações surgem, e você começa a procurar soluções rápidas para amortizar o financiamento e quitar o débito quanto antes.

Para te ajudar nessa missão, a Superdigital reuniu os principais pontos que você precisa saber sobre amortização de financiamento, como se planejar para adiantar as parcelas, juros e muito mais.

O que é amortização de financiamento?

Apesar do nome complicado, a amortização consiste em reduzir uma dívida por meio de pagamentos adiantados, sejam eles juros ou parcelas. O objetivo é quitar o débito em menos tempo ou eliminar o valor das prestações.

Ficou confuso? A gente explica:

Para entender sobre como adiantar o pagamento da sua dívida, é preciso saber o tipo de modalidade do seu financiamento: Tabela Price ou SAC.

No caso da Tabela Price, o valor da parcela será estável durante todo o tempo de pagamento, ou seja, a primeira e a última prestação terão o mesmo valor.

Já no SAC, o pagamento é feito de forma decrescente, sendo pagas as parcelas mais caras no início, e as com valores menores apenas ao final.

? Leia também: Vale a pena? Como funciona a venda de dívida para outro banco

Os tipos de amortização:

Agora que você conhece as modalidades do financiamento, é possível escolher como você quer amortizar os débitos em aberto: quitar o prazo de dívida ou as parcelas.

Quitar o prazo da dívida, como o próprio nome diz, reduzirá a quantidade de juros e o tempo em que você pagaria as prestações, podendo ser meses ou anos, dependendo do valor pago adiantado. O famoso “30 anos em três”.

Por outro lado, quitar as parcelas em aberto reduziria apenas o valor do financiamento, enquanto os juros seguiriam rodando junto às outras prestações a serem pagas.

E qual a diferença entre os dois?

Tudo vai depender do seu objetivo. Se a sua preferência é eliminar o financiamento antes do tempo estipulado, para evitar ficar preso a dívida por muitos anos, escolha a quitação por prazo.

Caso a grana esteja apertada e as prestações sejam altas demais para o seu bolso, opte por quitar as parcelas e diminuir o valor fixo mensal. É a melhor alternativa a curto prazo.

? Leia também: Pensando em morar sozinho? Dicas para não passar perrengue

Como amortizar financiamento em 5 etapas:

Apesar de a regra variar para cada banco, é possível seguir algumas etapas para se adiantar no pagamento:

Tenha um planejamento financeiro: essencial para saber quanto você deve, o tempo estipulado da dívida e como você poderá pagar, sem comprometer a sua renda.

Economize um dinheiro extra: a Superdigital preparou uma categoria focada exclusivamente em soluções e alternativas para você ter uma graninha a mais no fim do mês, que tal dar uma chance e conhecer?

Baixe o aplicativo do seu financiamento: por meio do app, você consegue ter um acompanhamento mais próximo da amortização e consegue até mesmo adiantar as parcelas ou prazos, evitando uma ida demorada ao banco.

Escolha entre as opções de quitação por prazo ou parcelas: depois de conhecer como funciona cada sistema, veja a que mais faz sentido para a sua rotina financeira.

Acompanhe o restante do seu financiamento: este caso é apenas para quem ainda possui prestações em aberto, ok? Lembre-se de sempre conferir as condições de amortização e utilizar o dinheiro extra que entrar na conta para seguir quitando as parcelas e evitar o acúmulo delas.

? Leia também: Como dividir as contas do casal e administrar as finanças?

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para mostrar dicas de como amortizar financiamento ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital e abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!