Quem é fã de séries, filmes e documentários, e não abre mão de uma sessão cineminha em casa, vai entender bem a dúvida entre TV por assinatura ou streaming. Afinal, com tantas plataformas e catálogos, como decidir qual opção seria a melhor e mais econômica?

A Superdigital reuniu as principais vantagens e desvantagens de ambos serviços de assinatura, além de dicas que te ajudam a economizar no fim do mês.

TV por assinatura ou streaming? Vantagens e desvantagens

Você provavelmente já ouviu falar dos diversos serviços de streaming por aí, além de discussões sobre qual é o melhor, quem tem mais variedade de filmes e séries, certo? E essa seria a primeira desvantagem: a alta concorrência.

Ainda que algumas pessoas assinem mais de uma plataforma, nem sempre é possível compartilhar o acesso ou ter dois planos de assinatura ao mesmo tempo.

Além disso, se você faz parte dos 75% dos brasileiros que usam as plataformas de streaming todos os dias, então provavelmente tem aproveitado bem o dinheiro investido. Mas, com a correria do dia a dia, o tempo disponível para assistir é limitado — o que, no fim, não justifica a despesa.

Há quem também considere o catálogo de filmes e séries um fator importante na hora de fechar um plano, especialmente para aqueles que sempre assistem a uma produção específica ou preferem ser impactados por novidades todos os dias.

Por outro lado, o streaming representa uma tecnologia que as TVs por assinatura não possuem: a possibilidade de assistir em qualquer lugar, mesmo sem internet, e em qualquer momento.

O impacto desta diferença de serviços pode ser visto na diminuição de residências com TV por assinatura, uma queda de 31,8% em 2018 para 30,4% em 2019. Mas, se comparado ao streaming, a TV fechada ainda sai na frente.

Quem leva a melhor?

Depende. Para levar em consideração os dados acima e os diferentes tipos de consumidor, e não cravar apenas uma resposta final, separamos três alternativas que você pode analisar e escolher a que faz mais sentido:

“Vamos assistir a um filme essa semana?”

Apesar de ser um fã de filmes e séries, seu tempo para assistir e a sua frequência para acompanhar todos os lançamentos são bem limitados.

? O que assinar? Neste caso, considere ter apenas o plano básico de TV fechada e um streaming — priorize aquele com o catálogo mais completo, para que a busca de ter algo para assistir não seja difícil demais.

? Leia também: O que podemos aprender sobre finanças com Round 6?

“Hoje eu vou maratonar aquela temporada inteira!”

Você curte começar uma série e terminá-la o mais rápido possível, ansioso pra conferir a temporada seguinte ou virar a noite assistindo outra produção viciante.

? O que assinar? Dê preferência para streamings e planos de assinatura mensais. Desta forma, quando cansar ou zerar o catálogo de uma plataforma, você assina uma nova e economiza nas despesas com assinatura.

? Leia também: Veja como assinar os principais streamings sem cartão de crédito.

“Deixa eu ver o que tá passando na TV rapidinho.”

Você curte mudar de canal quando cansa e enjoa de alguma coisa, conhece bem a programação e adora ser surpreendido por reprises ou estreias importantes.

? O que assinar? Procure por planos de TVs por assinatura e escolha os canais que mais combinam com o seu gosto  (documentários, esportes, desenhos, etc.). Lembre-se que também é possível incluir a família na conta para economizar mais.

#SuperDica: alguns planos de internet também incluem TV por assinatura, alternativa econômica e que funciona perfeitamente para aqueles que gostam de curtir as melhores produções no conforto de casa.

? Leia também: Dia do Orgulho Nerd: como ganhar dinheiro com produtos geek.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho longe de ser alcançado. E, para te ajudar neste objetivo, seja para mostrar o que compensa mais, TV por assinatura ou streaming, ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!