O mês mal começou e o limite já foi embora? ? Seu salário todinho vai ser usado para quitar a fatura do cartão de crédito? Quer dar um fim nessa bola de neve? Vem que a Superdigital te explica como funciona essa cobrança, maneiras de economizar no cartão e as melhores alternativas para quitar os débitos em aberto.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito nada mais é do que um comprovante dos últimos gastos que você realizou no período de um mês, sejam compras parceladas ou à vista. Nesse documento, você consegue conferir também quais foram as lojas que comprou e o restante das parcelas restantes a serem pagas.

Como qualquer cartão de crédito, existe um limite disponível para compras e, dependendo da quantidade de parcelas que você tem em aberto, ele pode diminuir. O que define o seu limite de crédito é o seu score (histórico como bom pagador) e a sua comprovação de renda.

Quando fecha a fatura do cartão?

É comum os bancos informarem a data de fechamento da fatura do cartão e, em muitos casos, o melhor dia para realizar compras. Em todo caso, o prazo de fechamento de uma fatura é, em média, de 40 dias, sendo 30 o mês corrido + 10 dias para o pagamento.

#SuperDica: existe uma diferença entre fechamento e vencimento da fatura do cartão, beleza? Enquanto a primeira contabiliza os gastos do mês anterior e “fecha” o valor, a segunda diz quantos dias você tem para quitar o débito antes que a fatura passe a vencer — e comece a contabilizar os juros, etc.

Quer um exemplo? Se você possui um cartão de crédito que “fecha” a fatura no dia 5, com vencimento para o dia 15, isso significa que toda compra feita após o dia 5, entrará na próxima fatura, não na atual.

? Leia também: O que são os juros abusivos e como se livrar deles.

Quais são as opções de pagamento?

Você provavelmente já se deparou com algum meme sobre fatura de cartão de crédito, ou o famoso “que Deus te pague” ?. Mas o que nem todo sabe é: como funciona a fatura, quais são as opções de pagamento e por que deixá-la em aberto não vai fazer sumir o débito…

Entre as opções de pagamento de fatura de cartão de crédito, estão:

Pagamento total: quando o valor completo que chegou na fatura é quitado de uma vez, dentro do prazo correto.

Parcelamento: você divide o saldo devedor e paga a primeira parcela para poder liberar o restante do crédito. Neste parcelamento, são incluídos juros e IOF — o que aumenta o débito a ser quitado.

Pagamento adiantado: aqui existem dois casos, sendo o primeiro o adiantamento de parcelas em aberto (para quitar antecipadamente e diminuir os juros) e o outro o adiantamento da fatura para ter desconto no valor total.

Pagamento mínimo: ao receber a sua fatura, é comum aparecer o valor mínimo e o total a ser pago. Caso você escolha o pagamento mínimo, será incluso na próxima fatura o restante do valor em aberto, as próximas compras e o seu crédito entra no rotativo.

Ah, vale lembrar que nem todas estas condições valem para todas as instituições financeiras, beleza? Para saber como funciona a fatura de cartão do seu banco, entre em contato com o atendimento e fique atento ao valor dos juros, da anuidade, etc.

Vale a pena parcelar? 

Perder um emprego, passar por um aperto financeiro ou não conseguir lidar com o valor total da fatura pode gerar preocupação, em que a única saída para quitar a fatura do cartão parece ser o parcelamento do valor. Mas vale a pena?

Para chegar na resposta que faça mais sentido para você, considere os pontos positivos e negativos do parcelamento da fatura:

Positivo: você decide a quantidade de parcelas a serem pagas, sendo possível quitar o valor aos poucos, desde que o pagamento seja feito de maneira regrada. 

Negativo: o valor final é sempre maior do que a fatura realmente custava. Fora que, em alguns casos, o cartão fica limitado até você quitar o que deve — o que também te prende a esse débito por um bom tempo.

? Leia também: Dívida caduca? Saiba o que acontece depois de 5 anos.

3 dicas para não se enrolar na fatura:

Agora, para quem está considerando pedir um cartão de crédito ou já começou o mês no vermelho, não esquenta a cabeça. Se liga nas dicas para evitar cair no rotativo e não usar o dinheiro só para quitar a fatura:

1. Negocie a dívida: deixar uma cobrança caducar, além de demorar 5 anos para “sumir”, ela ainda limita o seu crédito e pode trazer outras complicações para o bolso. Aproveite os feirões de renegociação que acontecem todos os anos ou entre em contato com o banco para ambas as partes chegarem num acordo 

2. Reduza o limite de crédito: essa parece ser difícil, uma vez que você se acostuma com o quanto pode gastar no mês. Para evitar cair em tentação, coloque um limite baixo, que ainda caiba nas despesas.

3. Experimente o cartão de crédito pré-pago: outra dica perfeita para não deixar a fatura virar uma bola de neve, é começar a usar o cartão de crédito pré-pago, no qual você gasta apenas o que tem na conta, mesmo se estiver com o nome sujo e sem precisar comprovar renda. Saiba como funciona e como pedir o seu.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho longe de ser conquistado. E, para te ajudar neste objetivo, a Superdigital mostra o caminho que mais faz sentido para você e para a sua vida financeira. Seja para mostrar como funciona a fatura do cartão de crédito ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, ela está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital e abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!