Assumir um papel de liderança é sempre uma responsabilidade. Afinal, cada decisão pode refletir no profissional e líder, assim como na sua própria equipe. Para você começar neste novo desafio com o pé direito, a Superdigital preparou um guia simples e rápido com as principais dicas de como ser um bom líder no trabalho. Confira!

Afinal, como ser um bom líder no trabalho?

A resposta para essa pergunta vai depender muito de como você enxerga o papel de liderança. Aquele perfil antigo, de um chefe autoritário, que pouco fala e demanda demais, muitas vezes aos gritos, ficou para trás.

No lugar, outras qualidades parecem tomar força nos últimos anos, seja por meio de pesquisas comportamentais ou de dicas de grandes líderes do mercado. São elas:

1. Entenda o seu tipo de liderança

A primeira dica para ser um bom líder no trabalho é entender o seu tipo de liderança. Hoje, segundo um estudo da PageGroup, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, existem 4 perfis de liderança que cresceram durante a pandemia:

O líder cético — aquele que se preocupa com a procura de seus produtos ou serviços e tende a centralizar as decisões com objetivo de ganhar mais agilidade.

O líder autocentrado — aquele que acredita que é normal a flexibilidade durante esse período e trabalha em uma empresa pequena ou média de até 200 funcionários.

O líder orientado a pessoas — aquele que prioriza a segurança e a produtividade, mantendo o foco na gestão dos funcionários.

O líder confiante — aquele que atua em parceria com fornecedores e pensa na empresa como um todo, focando em oportunidades e inovação.

2. Encoraje criativamente os funcionários

A segunda dica para quem busca ser um bom líder é encorajar os funcionários a serem mais criativos. Claro que, em trabalhos mais manuais, fica difícil usar essa alternativa para tudo. Apesar disso, pense na empresa como um todo e mostre-se aberto a novas sugestões.

3. Tente escutar sem fazer pré-julgamentos

Seja uma sugestão, elogio ou crítica, leve em consideração o esforço e a iniciativa do funcionário ao comunicar algo ao líder. Ao fazer isso, você acaba transmitindo mais segurança e confiança ao outro.

4. Experimente a comunicação não-violenta

Esta é uma das dicas mais valiosas para ser um bom líder: saber utilizar uma comunicação que não ofenda ou impacte o funcionário de forma negativa. Como falamos anteriormente, a imagem do chefe que gritava ou mesmo utilizava palavras ofensivas ficou no passado.

5. Ofereça gratificação e reconhecimento

Reconheceu o esforço e a proatividade do funcionário? Que tal oferecer alguma gratificação ou mesmo um feedback positivo sobre o trabalho feito? Pesquisas apontam que a falta de reconhecimento em uma empresa pode causar estresse e demissão por parte dos funcionários.

6. Incentive o crescimento profissional

Seja por meio de cursos profissionalizantes, palestras ou mesmo workshops, busque sempre incentivar o crescimento profissional dos funcionários da empresa. Em muitos casos, é comum encontrar pessoas interessadas que gostariam de participar de mais oportunidades assim.

7. Dê feedbacks aos funcionários

Por último, mas não menos importante, retorne sobre o trabalho que tem sido feito, seja ele bom ou ruim. O feedback é a oportunidade de colocar as cartas na mesa e oferecer alternativas para melhorar ou mesmo incentivar o funcionário a continuar pelo mesmo caminho. Sempre lembrando de utilizar uma comunicação efetiva e solucionadora.

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