Procurando um cantinho para chamar de seu, mas a grana está apertada? O aluguel pesou e você vai precisar entregar o imóvel? Voltar para a casa dos pais não é uma opção, então, o que fazer? Temos a solução para você: dividir o apartamento. Seja com amigos ou estranhos, essa pode ser a saída dos seus problemas.

Reunimos os pontos positivos e negativos de dividir um apartamento, além de dicas para evitar cair numa cilada e se arrepender depois. Bora?

Cuidados ao dividir apartamento:

Opa! Decidiu dividir o apê? Então, se liga em algumas dicas importantes antes de assinar o contrato e reconhecer firma, beleza?

Faça um acordo — o primeiro passo é deixar todos os pingos nos is. Defina tudo o que for possível: quem fica com qual cômodo, como vai ser o pagamento do aluguel e das contas, etc. Acredite, isso vai evitar muita dor de cabeça e discussões desnecessárias!

Defina as regras de convivência — contas divididas, mas e as tarefas de casa? Elas também contam! Para aliviar na limpeza de manutenção do imóvel, vocês podem chegar a um acordo sobre a divisão e até mesmo contratar alguém, de vez em quando, para cuidar dessa parte. Simples e eficiente!

Escolha alguém que “combine” com você — há quem diga que os opostos se atraem, mas quando se trata de dividir um apartamento, é mais complicado do que parece. Nesse caso, leve em consideração alguém que tenha o mesmo perfil que você: tímido, extrovertido, caseiro ou baladeiro, etc.

Leia também:

? Menos é mais: como economizar água e diminuir a conta do mês.
? Sem xepa! Como economizar nas compras do mês?

Vale a pena dividir apartamento?

Agora que você já conhece as perguntas para se fazer antes de fechar um acordo, chegou a hora de conhecer todos os pontos positivos e negativos de dividir apartamento.

Vantagens de dividir um apartamento:

Economia nas contas: essa é a parte mais importante, certo? Dependendo de como for o preço do aluguel, a renda de todas as partes e os principais gastos do imóvel, é possível economizar uma grana considerável. #Partiu fazer as malas? ?

Companhia para (quase) todas as horas: se você é daquelas pessoas que não curtem morar sozinhas, então, dividir o apartamento vai ser uma experiência incrível. Já imaginou dividir a rotina, trocar uma ideia de vez em quando e ainda economizar no fim das contas? Só vantagens, família!

Desvantagens de dividir um apartamento:

Menos privacidade: diferentemente de morar sozinho, em que você é responsável por decidir tudo, desde quem vai receber em casa até quando vai lavar a louça, dividir o apartamento indica menos privacidade.

Isso porque o seu colega pode ser alguém que fica muito em casa ou que gosta mais de se enturmar, diminuindo o seu espaço pessoal.

Mais responsabilidades: juízo nunca é demais, né? Mas quando se divide um apartamento, as coisas passam a ficar mais sérias. O seu colega vai depender muito da divisão das contas, do dinheiro e das tarefas. Isso sem citar outros acordos que podem surgir no caminho.

? Leia também: Dia dos Solteiros: eles gastam mais do que os comprometidos?

Seja um cliente Superdigital

Seja para citar as vantagens e desvantagens de dividir um apartamento ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar! Vai perder essa?