E aí, quer saber tudo sobre saque do FGTS? Vamos lá!

Um dos assuntos mais comentados no Brasil nas últimas semanas é sobre o saque do FGTS. Você deve estar cheio de dúvidas sobre quais foram as mudanças, como vai funcionar daqui pra frente e como/quando sacar seu dinheiro. Mas, calma, a Superdigital está aqui para te explicar tudo direitinho.

Oba, o dinheiro do FGTS foi liberado para saque! Mas, o que isso significa na prática?

No final de julho de 2019, o Governo Federal anunciou uma medida provisória com o objetivo de melhorar a nossa economia. Estamos falando da autorização – resultado de algumas mudanças – para que a população faça saques em suas contas ativas (dos empregos atuais) ou inativas (contas dos trabalhos anteriores) do FGTS – o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e do PIS/Pasep.

Essa liberação do saque significa que cada trabalhador poderá sacar o valor de R$ 500,00 por conta (ativa ou inativa). Então, se você tem uma conta ativa do emprego atual e outras contas dos empregos anteriores, são R$ 500,00 de cada conta.

O prazo para que você possa sacar o seu dinheiro vai de setembro de 2019 até março de 2020. As datas para o saque vão depender da data do seu aniversário – detalhamos as datas mais embaixo.

Essa medida é resultado de algumas mudanças que foram feitas em relação às regras do saque do FGTS. Vamos falar mais sobre as novas regras a seguir, confira!

Beleza, mas quais foram as mudanças?

Antigamente, você só podia pegar o seu dinheiro do FGTS quando fosse demitido sem justa causa e em algumas situações especiais, como financiamento de imóvel, aposentadoria, em casos de doenças graves, entre outras. Mas agora isso mudou!

Com as novas regras definidas pelo Governo Federal em julho de 2019, os trabalhadores vão poder fazer saques anuais – chamados de saque-aniversário – de uma parte do saldo que têm em suas contas. O saque poderá ser feito de acordo com a data de aniversário do dono da conta e essa regra começa a valer em 2020.

Mas, tem um detalhe importante que você precisa saber sobre esses tais saques anuais: escolhendo essa opção, você não vai poder sacar o saldo total no caso de demissão sem justa causa. Então, pense bem antes de tomar essa decisão, combinado?

E se você escolher pelos saques anuais e mudar de ideia depois de um tempo, vai ter que esperar o prazo de dois anos para poder voltar à opção de sacar o dinheiro total quando for demitido.

Ah, e fique atento: querendo receber os saques anuais, é preciso avisar a Caixa Econômica Federal a partir de outubro de 2019.

Muita informação de uma vez? Sim! Então aqui vai um resumão das novas regras:

- A partir de abril de 2020 passa a valer os chamados saques-aniversário para quem quiser retirar um tanto de dinheiro todos os anos.

- Nessa modalidade de saque acima, não será permitido pegar todo o dinheiro que tiver como saldo, apenas uma parte.

- Quem escolher pelos saques anuais, não vai poder receber o dinheiro total em um caso de demissão sem justa causa.

- As pessoas que quiserem deixar tudo como sempre foi em relação ao FGTS não vão precisar fazer nada.

Saiba quando você pode sacar o dinheiro do FGTS

Cada trabalhador vai ter uma data certa para pegar o seu dinheiro, estando de acordo com a sua data de aniversário. Foram divulgados dois calendários para os saques do FGTS: um para quem tem conta poupança na Caixa Econômica Federal e outro para quem não tem. Olha só como ficou e saiba quando você pode fazer o seu saque.

Para quem tem conta poupança:

- Aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril: 13 de setembro de 2019

- Aniversário em maio, junho, julho e agosto: 27 de setembro de 2019

- Aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro: 9 de outubro de 2019

Para quem não tem conta poupança:

- Aniversário em janeiro: 18 de outubro de 2019

- Aniversário em fevereiro: 25 de outubro de 2019

- Aniversário em março: 8 de novembro de 2019

- Aniversário em abril: 22 de novembro de 2019

- Aniversário em maio: 6 de dezembro de 2019

- Aniversário em junho: 18 de dezembro de 2019

- Aniversário em julho: 10 de janeiro de 2020

- Aniversário em agosto: 17 de janeiro de 2020

- Aniversário em setembro: 24 de janeiro de 2020

- Aniversário em outubro: 7 de fevereiro de 2020

- Aniversário em novembro: 14 de fevereiro de 2020

- Aniversário em dezembro: 6 de março de 2020

O que fazer com o dinheiro do saque do FGTS?

Você vai sacar o dinheiro do FGTS, mas não sabe o que fazer? Deposite na sua conta digital Superdigital! Aqui o seu dinheiro não vai ser consumido com o cheque especial e você pode fazer tudo direto pelo nosso app.

Pague boletos, faça compras na internet e gaste sem se preocupar em ficar negativo. Na Superdigital a sua conta nunca fica negativa porque você só gasta o que tiver na conta, o que ajuda bastante quem quer economizar. E, se você está com dívidas, pode negociar suas dívidas e quitar à vista com o dinheiro do FGTS. Legal, né?

Chega de perder tempo com filas e burocracias. Abra sua conta digital Superdigital em menos de 5 minutos e já saia usando porque com a gente a aprovação é feita na hora. Sem comprovação de renda, sem consulta de CPF e sem checar o SPC/Serasa.

Experimente e #ContaPraTodoMundo ;)