Educação financeira é uma coisa que pode parecer muito complicada quando só explicamos na teoria. Por isso, nós da Superdigital preparamos esse conteúdo para que você possa ver como é bem fácil colocar tudo isso na prática. Vem com a gente e saiba como a educação financeira na prática pode te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro. Confira as nossas 5 dicas a seguir!

5 dicas de como começar a se educar financeiramente

Você deve estar aí achando que começar a aplicar educação financeira na prática é muito complicado, não é? Se educar financeiramente é super simples e pode mudar o jeito que você lida com o seu dinheiro e com as suas finanças pessoais. Olha só:

1. Entenda quanto você ganha, ou seja, quanto de dinheiro entra na sua conta todo mês

Você sabe qual é a sua renda líquida? É o seu salário já com impostos descontados. Sendo CLT, MEI, PJ ou autônomo, você precisa pagar alguns impostos que são descontados da sua renda bruta. O que sobra é o que chamamos de renda líquida - o valor real que entra na sua conta mensalmente.

Desse valor real, depois de pagar suas despesas fixas, como aluguel, alimentação, conta de luz e de água, transporte etc, você consegue saber se te sobra algum dinheiro. Está sobrando nenhum, pouco ou muito dinheiro?

Se a resposta foi pouco ou nenhum, chegou o momento de se organizar melhor para entender o que está acontecendo. Seus gastos precisam caber dentro da sua renda mensal ou do seu salário. É a hora de rever suas despesas e saber onde você pode fazer cortes.

2. Entenda para onde vai o seu dinheiro todos os meses

Depois de entender quanto entra todo mês, é hora de entender quanto sai. Alimentação, transporte, lazer, educação e outras contas fixas que pagamos todo mês. Em qual dessas categorias você está gastando mais? Tem alguma delas que dá para economizar? Você consegue cortar um pouco de alguma despesa fixa?

Por exemplo, os gastos com a sua alimentação estão muito altos nos últimos meses? Diminuir esse gasto parece complicado mas não é. Basta fazer algumas adaptações em sua rotina: tenha mais refeições em casa, evite comprar aquele cafezinho depois do almoço, faça boas escolhas na hora que for comer fora de casa e evite restaurantes caros.

3. Faça um planejamento dos seus objetivos

Um objetivo financeiro pode ser comprar um celular novo, quitar uma dívida à vista (super importante, viu!), fazer uma viagem no final do ano ou só ter uma reserva para ter mais tranquilidade no futuro. Tudo está valendo. Mas, pra isso, você precisa fazer um bom planejamento e saber quanto precisa poupar todo mês pra atingir seus objetivos.

4. Escolha as suas prioridades

Sabemos como é legal sair por aí fazendo compras no shopping e se divertindo com os amigos e com a família, mas, você já parou pra pensar nas faturas que vão chegar com essas despesas? Pois é, nem sempre dá para gastar com tudo o que a gente quer e precisamos priorizar atividades da nossa lista.

Por isso, saiba escolher as suas prioridades. Liste tudo que você precisa gastar - contas de casa, transporte, aluguel etc, e tudo que você quer gastar - compras, sair com amigos ou fazer um curso. Tudo que você precisa gastar é sua prioridade. Caso sobre dinheiro, você pode pensar em gastar com o que quer. Pense nisso. :)

5. Tente poupar um dinheirinho a cada mês

Poupar dinheiro todos os mês é o melhor cenário para conquistar os seus sonhos e objetivos e para ter uma reserva de emergência, caso aconteça alguma coisa tipo ficar desempregado uns meses. Um jeito de conseguir economizar é organizar o seu orçamento para saber quanto (e se) é possível guardar.

Quem entende desse assunto recomenda que seja economizado no mínimo 10% da sua renda líquida mensal. Se der para guardar mais que isso, melhor ainda! Guardar dinheiro é um hábito que precisa ser praticado várias vezes pra entrar na sua rotina.

Esses são só alguns exemplos do que você pode fazer para conseguir se organizar melhor com o seu dinheiro. Aqui no nosso blog teremos muitas dicas práticas e fáceis de fazer, considerando a sua realidade.

Ah, e você sabia que todo mundo pode abrir uma conta digital na Superdigital? Aqui não tem comprovação de renda, análise de CPF, análise de score de crédito nem consulta ao SPC/Serasa. Experimente e #ContaPraTodoMundo ;)