Elas aparecem todos os meses. Às vezes, em forma de boletos, faturas e até de surpresa. Os valores podem variar ou ser os mesmos do começo ao fim. E aí, já sabe do que estamos falando? Se você chutou despesas fixas e variáveis, então acertou em cheio!

Mas, afinal, qual a diferença entre elas? Por que é preciso ficar ligado nos gastos variáveis? Respondemos essas e outras dúvidas logo abaixo.

O que são despesas fixas e variáveis? Tem diferença?

Elas podem parecer até irmãs no começo, mas, na verdade, são parentes beeeem distantes. Para te ajudar a entender melhor qual a diferença entre cada uma delas, olha só a listinha que separamos:

A despesa fixa, por exemplo, são gastos que sofrem pouca ou nenhuma alteração, são elas:

• Aluguel e condomínio (quando o prédio não tem rateio de contas, ok?);
• Planos de saúde e odontológicos;
• Serviços de assinatura e streaming;
• Mensalidade de cursos;
• Seguros de bens (casa, carro, celular, etc.);
• Empréstimos e financiamentos - caso você faça algum acordo ou esqueça de pagar alguma prestação, esse valor pode mudar.

Já as despesas variáveis são aquelas que podem assustar, principalmente quem busca como economizar nas contas de casa. Sabe por quê? Em grande parte, por elas serem imprevisíveis e difíceis de controlar.

Olha só alguns exemplos de despesas variáveis:

• Alimentação (mercado, açougue, feira, etc.);
• Contas de luz, água e gás;
• Transporte público ou combustíveis;
• Ração e produtos para pets.

Mas, olha só, tem uma diferença entre as despesas variáveis essenciais e dispensáveis, beleza? A primeira é tudo aquilo que você pode diminuir a quantidade, mas nunca eliminar de vez. Alimentação, por exemplo, é algo necessário, assim como água, luz e gás.

Já as despesas variáveis dispensáveis são os gastos pouco ou nada necessários. Viagens, presentes, festas, passeios, livros, produtos de beleza, delivery e serviços de entrega são alguns exemplos.

Além dessas despesas, você ainda precisa ter cuidado com os gastos “de surpresa” ou também chamados de despesas eventuais. São aquelas cobranças que acontecem vez ou outra, nem sempre fáceis de classificar: anuidade de cartão, cirurgias, consertos ou manutenção de veículos ou de outros itens de casa.

Como calcular as despesas fixas e variáveis?

Para organizar todos os gastos, sejam eles de casa ou do próprio negócio, é preciso ter um planejamento financeiro bem bolado. Quer saber como? Você pode contar com a planilha de gastos da Superdigital.

E não tem segredo! Para usar a planilha é bem simples, já separamos todos os tipos de despesas pra você, basta preencher nos lugares certinhos e botar a vida financeira em dia.

Teste o seu conhecimento!

Agora que você já sabe o que são as despesas fixas e variáveis, que tal testar os seus conhecimentos? Se liga no teste simples e rápido que separamos para você.

Ah! Você pode ainda conferir as respostas corretas no final da página - mas nada de espiar antes, combinado? ?

Teste 1 sobre despesas fixas e variáveis | Verdadeiro ou Falso:

Essa é fácil! A conta de água é uma despesa fixa, já que a média de valor dela muda só se tiver algum vazamento na casa.

Teste 2 sobre despesas fixas e variáveis | Verdadeiro ou Falso:

Para começar a usar a sua planilha de gastos, Joana acrescentou o curso de línguas, a mensalidade da faculdade e a bolsa de estágio na coluna de despesas variáveis, já que a bolsa de estágio é só por alguns meses.

Teste 3 | Descubra o tipo de despesa:

A anuidade do cartão de crédito chegou bem na hora em que você precisava consertar o vazamento da pia, trocar o pneu do carro e tirar o siso. Quais tipos de despesas são essas?

Seja um cliente Superdigital e dê adeus à burocracia

Você sabia que na Superdigital é possível abrir uma conta digital em minutos? E o melhor: sem consulta no SPC/Serasa, score ou comprovação de renda, tudo simples e rápido! Baixe o aplicativo (na Play Store ou na App Store), cadastre-se e comece a usar.

Respostas do teste de conhecimento:

1) Falso. Apesar da conta de água ter um valor que quase sempre se repete, ela ainda é um tipo de despesa variável. Principalmente por não ter como medir o seu gasto exato.
2) Falso. Ainda que os cursos, a faculdade e a bolsa de estágio sejam só por alguns meses, elas são despesas fixas, pois não sofrem alterações.
3) Despesas eventuais. Só para garantir se você está esperto, hein?

Se você acertou duas ou mais questões do teste sobre despesas fixas e variáveis, pode comemorar! ? Você está preparado para colocar o que viu aqui em prática e ter uma educação financeira mais simples e saudável.

Caso você tenha errado o teste, fica tranquilo! ? Olha só os conteúdos que separamos e que podem te ajudar: