Notas fiscais, contratos, fluxo de caixa, projeção de vendas… todos esses termos fazem parte da rotina de diversos empreendedores, independentemente do porte de cada negócio. Mas, afinal, como administrar uma empresa? Ainda que não exista uma fórmula mágica para essa pergunta, é possível gerenciar o seu negócio da melhor maneira com as dicas que separamos especialmente para você.

Como administrar uma empresa? Planeje!

A primeira dica para saber como administrar uma empresa é ter um planejamento bem estruturado. Mais do que anotar os gastos e lucros, ter um plano de pequeno, médio ou longo prazo ajuda a definir os próximos passos que a empresa deve seguir.

Por mais que uma empresa esteja iniciando agora no mercado ou ainda seja pequena demais para algo muito complexo, sem um bom planejamento, é provável que as coisas fujam do trilhos em algum momento. Para evitar esse tipo de situação, priorize, sempre que possível, uma melhor organização e planeje todos os passos com antecedência. Dessa forma, você estará preparado para qualquer imprevisto.

Defina os recursos necessários

Neste passo sobre como administrar uma empresa, você deve levar em consideração os recursos necessários para o seu negócio funcionar a todo vapor. Gastos e investimentos, mão de obra, impostos e receitas, margem de lucro e imprevistos financeiros são alguns exemplos básicos para começar a se organizar.

Avalie e saiba solicitar resultados

Ao administrar uma empresa, é preciso ser mais aquisitivo, autoritário ou flexível com os funcionários? Ainda que não exista uma resposta 100% correta e dependa muito de cada situação, o mais recomendável é manter o equilíbrio entre todos os casos.

Um dos erros mais comuns ao administrar uma empresa é “pesar a mão” na hora de cobrar resultados e produtividade das equipes. Procure entender o comportamento dos funcionários, quais são as necessidades, os interesses e a capacidade de cada um. Além disso, tente aprender até mesmo com os erros e as perdas que podem surgir no caminho.

Reveja o planejamento e as metas

Similar ao primeiro passo para saber como administrar uma empresa, aqui você deve rever as estimativas, metas, datas e os prazos que foram estipulados, mas que hoje já não fazem mais sentido.

Um exemplo que pegou todos de surpresa foi a pandemia que surgiu em 2020. Muitas empresas precisaram se adaptar às pressas, reavendo contratações, despesas, aluguéis e home office.

Neste último exemplo, apesar de ter sido considerado como algo provisório, o home office parece ganhar força dia após dia e deve ficar definitivamente. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas brasileiras planejam manter o trabalho remoto como prática definitiva, mesmo após o fim da pandemia.

Procure capacitação e inspiração diariamente

Administrar uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Além de todos os passos e situações que citamos anteriormente, o empreendedor ou responsável pela gestão do negócio deve sempre se manter atualizado.

Isso inclui não só as principais novidades do mercado, mas também a própria capacitação. Para se desenvolver como administrador e estar preparado para todos os casos, é preciso acompanhar programas de capacitação, ler livros, trocar experiências com outros administradores, treinar e buscar inspiração diariamente.

Tenha uma folha de pagamentos segura

Por último, mas não menos importante, lembre-se de ter uma folha de pagamentos segura e ágil. Não sabe como? Sem problemas, nós te mostramos.

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