Quem nunca ouviu “devo, não nego, pago quando puder”, né? Usada por muitos brasileiros, a frase faz parte de um dos enganos financeiros mais comuns do nosso dia a dia. Pensando nisso, neste 1º de abril, oficialmente o Dia da Mentira, reunimos sete mentiras que podem estar atrapalhando as suas finanças. Curioso para saber quais são? Veja abaixo ?.

“Tudo bem gastar mais este mês, eu mereço”

Sim, é importante investir em você e sabemos que se presentear de vez em quando é ótimo para o bem-estar. Apesar disso, é preciso tomar cuidado redobrado para não pecar pelo excesso.

Algumas pessoas esquecem de colocar na balança os valores gastos nesse “presentes”. Tenha sempre em mente os limites de cada compra e faça uma lista de prioridades antes de sair comprando por aí, combinado?

“Investir não é pra mim”

Uma das mentiras mais comuns quando o assunto é finanças, investir ainda parece algo de outro mundo para algumas pessoas. Mas não precisa ser assim.

Separamos algumas dicas incríveis sobre finanças, essenciais para quem ainda está em dúvida e não sabe por onde começar, que podem fazer você mudar de ideia e começar a investir hoje mesmo.

“Comprar um imóvel é o melhor investimento”

Comprar um imóvel pode não ser o melhor investimento, isso vai depender muito do seu bolso. Você tem condições de pagar um financiamento? Se sente preparado para assumir essa dívida? Está com o planejamento financeiro em dia?

Se a maioria das suas respostas foi “sim”, então, pode investir sem medo. Caso tenha respondido “não” para algumas perguntas, fique tranquilo! Em muitos casos, o mais recomendável é continuar no aluguel enquanto organiza sua vida financeira.

“Compre sempre do bom e do melhor”

Nem sempre comprar “do bom e do melhor” cabe no orçamento, certo? Principalmente quando cada centavo é importante para completar as contas do fim do mês.

O que poucos sabem é que existem alternativas para comprar melhor, gastando menos. Pesquisar o mesmo produto em outras lojas, utilizar cupons de desconto e indicação de amigos são algumas dessas opções que te ajudam a economizar.

“Estou negativado, não posso abrir uma conta”

Estar com o nome sujo pode preocupar muita gente e gerar diversas dúvidas, entre elas: é possível abrir uma conta para negativados?

Sim, é possível! Na Superdigital você consegue abrir a sua conta digital em minutos, tudo rápido e sem burocracia. Além disso, você recebe ofertas e descontos incríveis. Saiba como se tornar um cliente e conheça todos os benefícios.

“Devo, não nego, pago quando puder”

Sabemos que quitar uma dívida acumulada nem sempre é algo simples de se fazer. Independentemente do motivo, é um assunto que acaba sendo deixado para trás até que a dívida caduque.

Apesar das dificuldades, existem algumas alternativas para limpar o nome e deixar os boletos em dia, pagando todos os débitos em atraso e se livrando dessa dor de cabeça que pode se arrastar por anos.

“Dinheiro foi feito para gastar”

Quem nunca justificou os gastos com essa frase, né? Mas fique de olho: o dinheiro também foi feito para garantir segurança financeira e, uma hora, ele acaba. Em vez de gastar todas as suas finanças, considere abrir uma poupança, investir ou, quem sabe, guardar uma parte do dinheiro.