Até hoje, os reflexos da pandemia e do desemprego continuam afetando as pessoas. E, por isso, muitos brasileiros enfrentam dificuldades para lidar com as dívidas. A partir disso, surge a dúvida: afinal, como descobrir se meu nome está sujo?

A Superdigital vai te contar tudo sobre o assunto para você lidar com o acúmulo de débitos em seu nome da melhor forma. Pode contar com a gente!

O que significa ter o nome sujo?

Se tem uma coisa que tira o sono de qualquer um é ter o nome sujo, já que isso pode trazer uma série de restrições financeiras que podem gerar muita dor de cabeça.

Caso você tenha dúvidas se já está num cadastro de inadimplentes e quer descobrir como ver se seu nome está sujo, separamos tudo o que é preciso sobre o assunto.

De maneira resumida, uma pessoa nessa situação é aquela que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista ou emDia.

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

SPC e Serasa são dois órgãos de proteção ao crédito que ajudam as empresas a avaliarem a situação financeira das pessoas. 

Eles têm um papel importante na hora de conceder empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros. 

Mas qual a diferença entre eles? O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e tem um foco maior nas informações de dívidas relacionadas ao comércio. 

Já a Serasa é uma empresa privada e tem um banco de dados mais amplo, englobando informações sobre dívidas tanto do comércio quanto de instituições financeiras. 

Resumindo, o SPC é como uma lista específica de dívidas do comércio, enquanto a Serasa é mais abrangente, incluindo também informações financeiras.

Leia também: Confira o calendário do PIS/Pasep 2023 e veja quando você recebe.

Como o nome fica sujo?

Seu nome pode ficar sujo quando uma empresa não recebe um pagamento e faz uma notificação a um dos órgãos de proteção ao crédito.Essa notificação pode ocorrer pelo não pagamento das mais distintas despesas como aluguel, cartão de crédito, água, luz, entre outros. 

É comum que as empresas tentem negociar a dívida para não negativar seu CPF. Então, preste atenção em tentativas de contato por telefone, cartas e email.

E, de qualquer forma, é importante saber que a empresa pode incluir seu nome no cadastro de inadimplência a partir do primeiro dia de atraso.

É por isso que, ao procurar “como descobrir se meu nome está sujo”, você pode acabar se surpreendendo com uma ou até mais dívidas em seu nome. 

A partir do momento em que a empresa credora faz a notificação, os órgãos de proteção ao crédito passam a tentar contato para avisar que o nome será negativado caso o pagamento não ocorra em até 10 dias.

Como ver se meu nome está sujo?

A preocupação bateu e você quer saber se seu nome está sujo, né? Vamos te explicar!

Quando falamos em nome sujo, estamos nos referindo a ter dívidas em aberto, contas atrasadas ou pendências financeiras. Tudo isso pode contribuir para negativar o seu CPF.

Para responder à pergunta “como descobrir se meu nome está sujo?” Você pode consultar órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa. Como já te explicamos, eles funcionam como listas que registram informações sobre a vida financeira das pessoas.

Então, basta acessar o site desses órgãos e fazer uma consulta online, ou até mesmo ir pessoalmente a uma agência ou posto de atendimento. A consulta é gratuita e você só vai precisar informar o seu CPF.

Assim, você descobre se o seu nome está limpo ou se as suas finanças vão precisar de um cuidado especial. 

Além de ter acesso a essa informação de forma prática pelo SPC ou Serasa, você também pode conhecer condições especiais para negociar as dívidas em ambos os sites.

Leia também: Passo a passo para quitar dívidas e sair do vermelho.

Quanto tempo a pessoa fica com o nome sujo?

Isso varia de acordo com cada situação. Normalmente, esses registros ficam no banco de dados do SPC/Serasa por um tempo, mas isso não significa que você ficará com o nome sujo para sempre. 

O tempo de permanência das informações negativas pode ser de alguns anos, geralmente de 3 a 5 anos. Após esse período, as dívidas são consideradas prescritas e não podem mais ser cobradas. Mas é importante lembrar que ter o nome sujo pode trazer dificuldades na hora de conseguir crédito, empréstimos e até mesmo abrir contas em bancos.

É muito ruim sujar o nome?

Olha, sujar o nome não é uma situação legal, mas existe solução, beleza? Ter o nome sujo pode trazer algumas consequências chatinhas, como dificuldades para obter crédito, financiamentos e até mesmo alugar um imóvel. 

A melhor maneira de lidar com o nome sujo é tentar negociar e pagar as dívidas pendentes. Assim, você pode limpar o seu nome e retomar sua vida financeira de forma mais tranquila. 

Se precisar, busque orientação, negocie e vá resolvendo as pendências aos poucos. O importante é não deixar a situação se complicar ainda mais. Em último caso, considere o prazo que informamos para você para o seu nome sair do SPC/Serasa — de 3 a 5 anos.

Leia também: Aprenda a fazer um planejamento financeiro do zero.

A Superdigital pode deixar o meu nome sujo?

De jeito nenhum, porque aqui você nunca fica negativado. 

Nos meses em que você estiver sem saldo, não cobramos a tarifa mensal. E ela não é cumulativa, ou seja, quando você voltar a usar, não cobraremos as tarifas referentes aos meses anteriores.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida!

Seja para responder “como saber se meu nome está sujo?” ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro de forma rápida e acessível, a Superdigital está do seu lado.

Seja cliente Superdigital e faça pagamentos e transações de forma rápida e muito simples.

Baixe o app para abrir a sua conta em menos de 10 minutos e aproveite!

Quer renda extra? A Super te ajuda!

Sabemos que a possibilidade de garantir um dinheirinho a mais é sempre tentadora! Mas, nada melhor do que apostar em métodos realmente confiáveis para ganhar renda extra.

? Aqui tem dezenas de artigos sobre o assunto para você aproveitar!

Contamos com uma série de facilidades para você cuidar do seu dinheiro, disponíveis em uma conta digital totalmente gratuita!

Tudo sem análise de crédito ou consulta ao SPC/Serasa, para facilitar ainda mais. É só baixar o app da Superdigital  para se cadastrar em minutos!