Você sonha em poder limpar o nome, deixar as contas em dia e ainda garantir um dinheirinho extra no fim do mês? Que tal experimentar um passo a passo simples de como sair das dívidas, mesmo sem ganhar muito? Veja mais abaixo e comece hoje mesmo:

Como sair das dívidas ganhando pouco?

Ao procurar por dicas para quitar dívidas, é comum encontrar métodos e recomendações de especialistas que fogem da sua realidade financeira, certo? Aumentar a fonte de renda, começar a economizar nos gastos e ter um fundo de emergência são alguns exemplos que, se feitos sem considerar a particularidade de cada pessoa, acabam não funcionando.

Pensando nisso, em vez de simplesmente dizer como se livrar das dívidas, seguindo as indicações mais comuns, a Superdigital te mostra opções que vão desde renda extra até organização pessoal para dar um fim a essa preocupação.

Passo 1: analise a situação

A primeira coisa a se fazer é entender como está a sua vida financeira. E o melhor jeito de fazer isso é colocar tudo na ponta do lápis ou ter um controle financeiro por meio de planilhas e apps de economia.

Saber quanto e a quem está devendo te ajudará também a planejar como sair desse cenário de dívidas.

#SuperDica: comece usando uma planilha de gastos mensais — seja impressa ou digital. Lembre-se de anotar os gastos mais importantes, como delivery, débitos automáticos etc.

Passo 2: tenha uma renda extra.

Com metade dos brasileiros aceitando bicos para complementar a renda de casa, as alternativas para fazer dinheiro rápido ganharam espaço nas buscas dos trabalhadores. Seja um segundo emprego ou um meio informal de faturar enquanto o sonho da carteira assinada não chega, as ideias de renda extra para o ano todo abrem caminho para a negociação de dívidas.

E, se você ainda não tem certeza do que fazer para vender e lucrar, confira a nossa categoria Renda Extra e aproveite todas as tendências e sazonalidades do mercado.

Passo 3: planeje como sair do endividamento.

Se o objetivo é sair do vermelho, seu maior aliado é o planejamento. Ao planejar os próximos passos de uma quitação ou venda de dívida para outro banco, você vai entender como e quando é possível pagar cada despesa.

Esse é o momento em que será preciso priorizar despesas e estar pronto para a etapa da negociação com os credores, desde parcelas e valores até prazos e juros de pagamento.

? Leia também: Dívida caduca? Saiba o que acontece depois de 5 anos

Passo 4: negocie suas dívidas.

Seja com bancos ou outras empresas, a melhor solução é tentar ser transparente e explicar qual é sua situação no momento. Feirões e birôs de crédito possibilitam a negociação para aqueles que querem limpar o nome.

#SuperDica: caso você tenha urgência em limpar o nome e recuperar um bom score para financiar um carro, veículo ou simplesmente dar adeus às dores de cabeça, não é preciso esperar a empresa entrar em contato. Vá até o local e explique as suas condições até que ambas as partes entrem em um acordo.

Passo 5: guarde dinheiro sempre que possível.

Agora você já sabe sua situação financeira e já traçou um bom plano para resolver a questão das dívidas. O último e decisivo passo envolve controlar seus gastos para conseguir quitar as negociações, não perder o prazo das contas rotineiras e ainda ter economias salvas sempre que possível.

Esse valor guardado formará a sua reserva de emergência para que momentos como esse não voltem a acontecer.

#Superdica: como sabemos que nem sempre é fácil juntar dinheiro, preparamos um conteúdo para te ajudar a poupar dinheiro mesmo ganhando pouco e ainda utilizar o seu cartão virtual como bolso online.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para mostrar como sair das dívidas ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!