Ter um planejamento financeiro é o primeiro passo para chegar cada dia mais perto da realização dos seus sonhos. E para fazer um bom planejamento financeiro, você precisa entender quais são os erros mais comuns que você não deve cometer. Saiba mais!

O que não fazer para ter um bom planejamento financeiro: conheça os erros mais comuns

Organizar seu dinheiro, suas contas e suas despesas com o planejamento financeiro é uma prática essencial para quem tem metas e sonhos a realizar em um determinado prazo. Essa ferramenta ajuda a entender onde está dentro do esperado e onde precisa cortar gastos, por exemplo.

Assim, evitar os erros mais comuns em planejamentos financeiros é tão importante porque é uma maneira de você conseguir atingir suas metas dentro do prazo estimado e conquistar seus sonhos, como pagar uma dívida grande, comprar um imóvel ou viajar.

Não separar por categorias

Mais gastos com alimentação, entretenimento ou compras? Você deve separar as suas despesas por categorias em seu orçamento pessoal e no seu planejamento financeiro porque só assim você conseguirá saber para onde seu dinheiro está indo.

Ao dividir seus gastos em categorias, você consegue observar em qual área está precisando de corte de gastos para não ter mais despesas do que deve e conseguir separar uma parte da sua renda para suas metas.

Não definir metas

Outro erro comum em planejamentos financeiros é não definir metas. Isso pode ser algo que vai atrapalhar você, já que você não terá na ponta do lápis quanto você precisa guardar de dinheiro para realizar um sonho.

Sua meta pode ser se livrar de uma dívida que está deixando seu nome sujo ou comprar um apartamento daqui 5 anos, por exemplo. Pense direitinho no que você quer conquistar e por qual período de tempo você está disposto a se dedicar para isso.

Essa será uma maneira de organizar seu planejamento financeiro para fazer com que essa meta dê certo e ajudará a manter a motivação!

Esquecer de atualizar toda semana

Bom, não adianta muita coisa se você fizer um planejamento financeiro certo no começo, mas esquecer de atualizá-lo frequentemente, não é? Nossa dica é que você separe pelo menos um dia da sua semana para anotar todas as movimentações que você fez com seu dinheiro, como pagamentos de contas, compras, transferências para outras pessoas, entre outras.

Ter esse hábito é essencial para garantir que seu planejamento financeiro e seus objetivos para suas finanças pessoais deem certo.

Nós da Superdigital queremos sempre ajudar você a entender cada vez mais sobre educação financeira. Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos e nossas dicas aqui no blog! Aproveite também e abra sua conta digital Superdigital em menos de 10 minutos para descomplicar seu jeito de mexer com o próprio dinheiro! Baixe o aplicativo Superdigital (na PlayStore ou na AppStore), cadastre-se e comece a usar.