Como o BNDES pode impulsionar o crescimento de um MEI? Já se fez essa pergunta? Muitos microempreendedores individuais precisam de um "empurrãozinho" de vez em quando para fazer o faturamento crescer.

Uma das formas de fazer isso é pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Hoje, vamos contar a você sobre como o BNDES pode impulsionar o crescimento de um MEI.

Ah! É bom lembrar que aqui no blog Superdigital você encontra várias dicas para quem é MEI, vale a pena conferir!

O que é o BNDES?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como BNDES, é um banco do governo brasileiro. Sua principal função é emprestar dinheiro para ajudar empresas e projetos que são importantes para o desenvolvimento do país.

Imagine que você quer abrir uma loja com um CNPJ MEI, mas precisa de dinheiro para comprar mercadorias, móveis, computadores e até para pagar funcionários.

👉 Leia também: Tudo sobre MEI | Superdigital!

Se o seu projeto for considerado importante para a economia do país, o BNDES pode emprestar dinheiro para você começar sua loja. Assim, você consegue fazer seu negócio crescer e ajudar a economia ao mesmo tempo.

O BNDES não empresta dinheiro só para lojas.

Ele também financia grandes projetos, como:

- Construção de estradas;

- Construção de pontes;

- Usinas de energia;

- Fábricas;

- E até mesmo empresas de tecnologia e inovação.

Isso ajuda o Brasil a crescer e a se tornar um país mais desenvolvido.

Quando o BNDES empresta dinheiro, cobra juros, que é uma taxa extra que você paga pelo empréstimo. Esses juros ajudam o BNDES a continuar funcionando e a emprestar dinheiro para outras pessoas e empresas.

Além de emprestar dinheiro, o BNDES dá orientações para as empresas. Ele ajuda a pensar em estratégias para o negócio crescer e ser sustentável.

O BNDES é muito importante para o Brasil porque colabora para impulsionar a economia, gerar empregos e melhorar a vida das pessoas. É como se fosse um grande impulsionador dos negócios e projetos importantes para o país.

👉 Leia também: O que é linha de crédito para empresas e quais são as opções?

4 formas como o BNDES pode impulsionar você, MEI

Agora que você já sabe o que é o BNDES, podemos partir para o principal de nossa matéria: entender de que forma esse banco do governo pode ajudar quem tem um CNPJ MEI.

Separamos 4 formas aqui embaixo, dá uma olhadinha:

Empréstimos com juros baixos

O BNDES pode emprestar dinheiro para o MEI com taxas de juros mais baixas do que os bancos normais. Isso significa que o MEI pode pegar dinheiro emprestado com o BNDES e pagar menos juros, o que facilita o investimento no próprio negócio.

A taxa em si varia dependendo do tipo de produto que você contrata. Por exemplo, quem pega a opção de microcrédito assume uma taxa mensal máxima de até 4%, ainda menor do que outros bancos.

Essa taxa foi estabelecida pela Resolução n.º 4.854, de 24/09/2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que regula as operações de microcrédito.

👉 Leia também: Veja como o cartão corporativo pode ajudar o seu negócio!

Financiamento de investimentos

Se o MEI precisa comprar coisas caras, como equipamentos ou veículos para o negócio, o BNDES pode ajudar a pagar isso. O BNDES financia essas compras, o que quer dizer que o MEI pode pagar em parcelas, em vez de pagar tudo de uma vez, com taxas reduzidas.

Apoio técnico

Além de emprestar dinheiro, o BNDES pode ajudar o MEI a melhorar o negócio. Eles dão conselhos de como administrar o dinheiro, fazer planos para o futuro do negócio e até mesmo encontrar novos clientes, do mesmo modo que o Sebrae faz.

Programas específicos

O BNDES tem programas especiais para ajudar os MEIs.

Por exemplo, o Cartão BNDES dá crédito pré-aprovado para comprar várias coisas necessárias para o negócio. E o BNDES Microcrédito é um empréstimo feito especialmente para os microempreendedores individuais.

Com a ajuda do BNDES, o MEI pode fazer o negócio crescer mais rápido, contratar mais pessoas e ajudar a economia da cidade e do país.

👉 Leia também: Cartão BNDES: descubra o que é e quais são seus benefícios!

Como funciona o Cartão BNDES para MEI?

Um dos principais programas de apoio financeiro ao microempreendedor individual no Brasil é o Cartão BNDES. Como o próprio nome indica, trata-se de um cartão emitido para o CNPJ do microempreendedor.

Funciona da seguinte forma:

- Primeiro, encontre uma instituição financeira perto de você que tenha convênio com o programa do Cartão BNDES e abra uma conta com seu CNPJ;

- Acesse o Portal de Operações do Cartão BNDES, escolha a opção “Solicite seu Cartão BNDES”, preencha o formulário eletrônico e clique na opção “Enviar”;

- Dirija-se, em seguida, ao banco comercial emissor do Cartão BNDES, onde sua empresa tenha conta jurídica, levando a documentação necessária;

- Empresas não correntistas poderão solicitar o Cartão BNDES, por meio do site cartaobndes.gov.br, enquanto providenciam a abertura de conta corrente no banco credenciado de sua preferência;

- O banco credenciado será responsável pela análise do crédito, emissão do Cartão BNDES e determinação do limite de crédito a ser concedido;

- Cada cliente poderá ter um Cartão BNDES por bandeira em cada banco emissor (de acordo com a disponibilidade) e somar seus limites para realizar as compras.

O valor máximo que você pode ter como limite de crédito é de até 2 milhões de reais por cada banco que emitir o cartão para você, sendo que o BNDES é o responsável por injetar o dinheiro inicial.

Depois, você tem 48 meses para pagar a dívida, com uma taxa de juros mensal definida e atualizada no Portal de Operações do Cartão BNDES.

Podem solicitar o cartão BNDES:

- Micro, pequenas e médias empresas (MPME);

- Microempreendedores individuais (MEI);

- Clubes, sindicatos e associações.

Como funciona o BNDES Microcrédito para MEI?

Já o BNDES Microcrédito para MEI funciona de uma maneira diferente. Com um limite bem menor do que o Cartão BNDES, o microcrédito tem como função financiar capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.

👉 Leia também: Tudo sobre conta para MEI: como funciona, vantagens e mais!

Dessa forma, o valor é bem menor: podem ser financiados até R$ 21.000,00 tanto para quem é microempreendedor individual formal, quanto para trabalhadores informais.

Novamente, é necessário procurar um agente operador do BNDES, ou então acessar a página oficial do programa, para realizar seu cadastro e fazer sua solicitação. O prazo é flexível e pode ser negociado!

Abra sua Conta MEI aqui na Super!

Abra sua Conta MEI na Superdigital hoje mesmo e aproveite todas as vantagens feitas sob medida para o seu negócio!

Aqui você tem uma conta 100% digital, segura, que garante menos burocracia e elimina as filas bancárias da sua rotina!

É a melhor forma de organizar a sua vida financeira: é só baixar o app na Google Play Store ou na App Store e começar a aproveitar!