Saldão! O gerente ficou maluco! Você provavelmente já viu alguma dessas frases em vitrines de lojas que anunciavam tipos de queima de estoque, seja uma promoção “leve 2, pague 1”, seja desconto progressivo ou a partir de X valor. Mas, afinal, para que serve esse tipo de venda?

Confira abaixo como funciona a queima de estoque e de que maneira ela pode impulsionar o seu negócio, além de outros benefícios para o bolso.

O que significa queima de estoque?

É como dizem por aí: “estoque parado é dinheiro parado”. Mas, quer tenha sido por um engano na quantidade pedida ao fornecedor, desinteresse por parte do cliente ou vendas em baixa, é preciso achar uma solução para movimentar as mercadorias e voltar a lucrar.

Uma das alternativas mais comuns é a queima de estoque. Como o próprio nome diz, seu objetivo é zerar produtos armazenados há algum tempo. Isso pode ser feito por meio das seguintes promoções:

• Leve 2, pague 1 — levando mais uma peça, a segunda sai com desconto ou totalmente de graça.
• Cupons — primeira compra, frete grátis ou código enviado por email: os cupons podem chegar em mais de um tipo de formato.
• Desconto progressivo — similar ao primeiro tipo de queima de estoque, neste caso o valor da promoção pode variar de acordo com a porcentagem definida, por exemplo: comprando uma peça, a segunda sai com 25% de desconto.
• Promoção de produtos da mesma marca — tem um estoque grande da mesma marca que não foi bem nas vendas? Coloque-o entre as ofertas de queima de estoque.

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Por que fazer queima de estoque?

Apesar de ser comum entre os varejistas, a venda total de produtos com desconto gera certo receio: será que vale a pena? Vou sair no prejuízo? Como calcular o lucro? As respostas para essas dúvidas vão depender do seu objetivo e planejamento como empreendedor.

Você investiu dinheiro na mercadoria e tempo na procura, mas é preciso considerar alguns fatores, como: giro de estoque, atração de clientes, aumento das vendas, datas sazonais, melhora do ticket médio (divisão do faturamento total pelo número de vendas do período), novas mercadorias, etc.

Quer um exemplo? Durante as vendas de fim de ano, é comum encontrar enfeites natalinos e diversas opções de roupas brancas e douradas. Mas, depois do Ano Novo, esses mesmos produtos considerados sazonais surgem com descontos devido à baixa procura após as festividades.

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Como anunciar a promoção de queima de estoque?

O primeiro passo para anunciar a venda em massa de determinados produtos é criar um bom planejamento. Saber qual será a estratégia usada, o retorno esperado e de que forma é possível prevenir outros produtos estocados.

Durante as vendas, priorize a mercadoria que estiver há mais tempo parada e em maior quantidade. Se possível, use as datas sazonais para impulsionar a promoção.

É importante também definir condições atrativas e exclusivas, além de caprichar nos anúncios — vale até mesmo fazer aquele suspense antes de anunciar a novidade. Tudo para atrair a atenção dos consumidores!

#SuperDica: não se esqueça de definir um prazo para a queima de estoque, combinado?

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