Se você está aí pensando em ser MEI (Microempreendedor Individual) e está em dúvida se realmente vale a pena fazer esse cadastro, saber quais são os pontos fortes e os pontos fracos pode te ajudar a tomar essa importante decisão. Vem com a Superdigital e conheça quais são as vantagens e desvantagens de ser MEI.

Você sabe quais são as vantagens de ser MEI?

Estamos aqui para te ajudar a se dar bem com o seu trabalho e com sua vida financeira, por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre ser MEI, seja bom ou ruim, para você saber direitinho o que está envolvido na abertura de empresa como um Microempreendedor Individual. Vamos lá?

1. O cadastro é fácil e rápido

Sabia que dá pra abrir MEI direto pela internet? Todo o processo é online e em poucos minutos você já sai com o CNPJ da sua empresa. Pra isso, você só precisa acessar o site do Portal do Empreendedor e preencher o seu cadastro. Parece mentira mas abrir uma empresa pode ser bem rapidinho e simples.

2. Você pode emitir nota fiscal

Quem quer ter um trabalho ainda mais profissional, pode contar com o MEI pra isso: com esse cadastro e com a autorização da SEFAZ de onde você mora, você pode emitir nota fiscal pra quem está comprando um produto ou um serviço seu. Falamos mais sobre isso aqui.

3. Tem uma lista com mais de 400 atividades

Tá preocupado em fazer algo que não é permitido no MEI? Relaxa, são tantas as atividades permitidas para abrir MEI que o que você faz com certeza tá nesse meio. Confira a lista de atividades permitidas do MEI e não fique parado. Bora ganhar dinheiro com o seu trabalho!

4. Custa pouco

Ter uma empresa pode ser algo que não é muito barato, sabemos disso. Mas, a empresa na categoria MEI é um pouquinho diferente: você paga em média R$ 50,00 por mês, custo que se refere ao pagamento de tributos para o governo, também conhecida como DAS MEI. Assim, você pode ser dono do seu próprio negócio e formalizar o seu trabalho pagando apenas uma taxa mensal.

5. Tem benefícios como qualquer outro trabalho registrado

Além da supervantagem de ser dono seu próprio negócio, você ainda vai ter direito aos benefícios como qualquer outro trabalhador que é registrado dentro do regime CLT. Estamos falando de aposentadoria, licença-maternidade, auxílio-doença etc. Tudo isso pagando bem barato. Muito legal, né?

Aqui falamos das vantangens gerais de ser MEI, mas temos alguns conteúdos sobre profissões específicas que vocês podem consultar abaixo:

Mas também existe desvantagens em ser MEI

Como tudo na vida que tem prós e contras, ser MEI também tem algumas desvantagens. Olha só:

  • Expandir o seu negócio pode ser um pouco difícil, já que sendo MEI você só pode contratar um funcionário e não pode ultrapassar o limite de R$ 81.000,00 de faturamento por ano;
  • Se você é dono ou sócio de alguma outra empresa, você não pode ser MEI;
  • Já falamos que você tem direito à aposentadoria, né? Isso é bem legal, mas a desvantagem nesse caso é que o valor não passa de um salário mínimo e você só pode se aposentar sendo MEI se for por tempo de serviço ou invalidez;

Olha só como abrir uma conta digital para quem é MEI é superfácil

Aqui na Superdigital não tem enrolação: é tudo online e rápido. Com a gente, você tem a sua conta digital Superdigital MEI em menos de 5 minutos e encontra vários recursos para cuidar do seu dinheiro com mais praticidade do que nos bancos tradicionais.

  • Passo 1 – antes de preencher o cadastro com os seus dados, vamos pedir que você escolha a sua assinatura. Se você é MEI - Microempreendedor Individual, a melhor opção vai ser a conta Superdigital MEI. Clique em Microempreendimento (MEI) e depois em Vamos Lá! Agora, você seguirá para o próximo passo.

  • Passo 2 – nessa etapa, vamos nos conhecer melhor. Preencha o seu cadastro com os seus dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, e-mail e endereço.

    Aqui você também vai definir a sua senha de acesso da sua conta digital Superdigital MEI. Depois, você vai precisar enviar uma foto do seu documento. Pode ser RG ou carteira de motorista (CNH), ok?

    Essa parte é totalmente digital para deixar tudo muito prático para você. O passo 2 continua com algumas perguntas sobre a sua empresa. Você vai precisar preencher o cadastro com o CNPJ, razão social e escolher uma das opções sobre o faturamento mensal da sua empresa. Clique em Continuar e nos vemos no passo 3.


  • Passo 3 – falta bem pouco para você terminar o seu cadastro da conta Superdigital MEI. No passo 3 vamos definir os detalhes sobre o seu cartão, como a senha que você usará quando fizer compras em algum dos milhares de estabelecimentos que aceitam a bandeira Mastercard®.

Pronto! A sua conta digital Superdigital MEI está criada. Faça um depósito em sua conta para receber o seu cartão físico em casa. Ele chega em até 10 dias úteis.

Clique aqui e abra sua conta Superdigital MEI

Conta pra todo mundo. ;)