Sair do trabalho informal e sem registro pode parecer muito complicado, mas vamos mostrar que não é. Abrir uma empresa e registrá-la é uma maneira que você tem para acessar várias vantagens e fazer com que o seu negócio cresça ano após ano ou se formalizar no seu trabalho autônomo.

Para isso, você precisa abrir um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, isto é, o número que vai identificar a sua empresa entre todas as outras que existem por aí. Continue lendo para saber como abrir um CNPJ e por que ele pode ser importante para você.

Como abrir um CNPJ

O CNPJ funciona como um número de registro da sua empresa. Por exemplo, as pessoas têm CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – e as empresas também devem ter um código numérico para que possam ser encontradas pelos órgãos do governo. Por isso, ao abrir uma empresa, o dono precisa abrir o seu CNPJ.

Muita gente acaba ficando na informalidade ao decidir trabalhar com algo que seja próprio por acreditar que dá trabalho se formalizar ou que os impostos que devem ser pagos são muito caros. Porém, é preciso saber que esse processo de abertura de um CNPJ não é tão complicado assim e é uma maneira de evitar prejuízos no futuro.

Uma das principais formas de abrir um CNPJ, e provavelmente uma das mais fáceis, é através do MEI. Estamos falando do cadastro para quem é Microempreendedor Individual e vamos explicar como isso funciona na prática. Olha só!

Como ter um CNPJ sendo MEI

Abrir um CNPJ sendo MEI é muito simples e rápido, já que você faz tudo online. Para ser um Microempreendedor Individual, ou MEI, você deve atender algumas regras básicas para que o seu cadastro como MEI seja permitido. Por isso, fique atento ao que vamos listar a seguir:

- ter um faturamento anual menor do que R$ 81.000,00 (por volta de R$ 6.750,00 por mês);

- não receber seguro-desemprego;

- não ser sócio ou proprietário de outras empresas;

- praticar uma das mais diversas ocupações da lista de atividades do MEI;

- ter mais de 18 anos.

Se o seu perfil se encaixa nos critérios que falamos acima, você está pronto para ser um MEI. Depois disso, saiba quais são os documentos necessários: CPF, Título de Eleitor, endereço da sua residência ou de onde será a empresa e o seu número de cadastro no Brasil Cidadão.

Para saber mais informações sobre como ser um MEI e quem pode se cadastrar, você pode acessar o Portal do Empreendedor. É nesse site que você vai se formalizar como um MEI e já sair com um CNPJ da sua empresa. Viu só como é superfácil?

Outras formas de abrir um CNPJ

Outra forma de abrir um CNPJ é por meio do site da Receita Federal. Você pode fazer o pedido de abertura de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica diretamente no site desse órgão do governo e é tudo online também.

No entanto, ele é um pouco mais demorado e pode ser uma boa ideia contar com a ajuda de um profissional que entende bem sobre esse assunto e suas regras para que não dê nada errado nem pra você nem pra sua nova empresa.

Você também pode ir até a unidade do Sebrae de onde você mora. Esse é um jeito bem interessante de conversar com pessoas que são especialistas em aberturas de empresas e outros temas relacionados e solucionar possíveis dúvidas que você tenha sobre como abrir um CNPJ.

Entenda por que abrir um CNPJ é importante para você e para a sua empresa

Você sabia que abrir um CNPJ é muito importante tanto para você quanto para a sua empresa? O número que vai identificar a sua empresa pode parecer algo que não vai fazer muita diferença na prática, mas é esse tal de CNPJ – tipo o CPF da sua empresa – que vai trazer várias vantagens e agregar valor para o seu negócio. Quer saber como? Vem com a gente!

Quero formalizar meu negócio

Sair da informalidade pode ser considerada a principal maneira de fazer com que a sua empresa cresça cada vez mais e conquiste novos clientes por aí. Além disso, com um CNPJ você pode emitir nota fiscal para quem compra os seus produtos e serviços, deixando tudo ainda mais profissional e passar mais credibilidade pros seus fornecedores e seus clientes.

Outra grande vantagem de ter uma empresa com CNPJ é que você paga menos impostos sendo reconhecido como Pessoa Jurídica do que quando está atuando como Pessoa Física. E você ainda tem os mesmos direitos que um trabalhador registrado, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria e outros.

Assim, formalizar o seu negócio pode fazer com que você evite prejuízos no futuro, já que uma empresa informal, sem CNPJ, pode ser multada e você pode ter que pagar multa e impostos não recolhidos. No final sai tudo bem mais caro, concorda? E não é isso que queremos pra você.

Para as empresas com CNPJ ainda existem linhas de crédito especiais: com juros menores e mais facilidade para fazer os pagamentos. Então, se você precisa de um investimento para começar com o pé direito, os bancos que oferecem crédito estarão mais abertos para ajudar a sua empresa.

Abrir um CNPJ para a sua empresa também faz com que seja mais fácil conseguir máquinas de cartões, as famosas maquininhas, pra você cobrar seus clientes. Com isso, você pode apresentar mais esse diferencial: a facilidade de realizar pagamentos com cartões e não apenas com dinheiro vivo.

Resumão das vantagens de abrir um CNPJ:

- você vai ter uma empresa registrada dentro das regras do governo;

- sua empresa vai crescer e se desenvolver no mercado;

- você vai passar mais credibilidade e com isso mais clientes ficarão interessados em comprar com você;

- pagando os impostos em dia e sendo uma empresa formal, você vai evitar prejuízos e multas no futuro;

- será mais fácil conseguir linhas de crédito e com melhores condições;

- você terá acesso aos direitos trabalhistas.

Sabia que você precisa de um CNPJ pra abrir uma conta digital MEI?

Fazer o controle financeiro da sua empresa – a tarefa que também é chamada de fluxo de caixa – é muito importante para saber se o seu negócio está no lucro ou no prejuízo. Você precisa saber quanto entra e quanto sai de grana pra entender se sua empresa está lucrando. Temos certeza que você não quer ser pego de surpresa, né?

Por isso, estamos aqui pra falar mais sobre o melhor jeito de saber como está o balanço financeiro da sua empresa: usar uma conta digital exclusiva pra sua empresa. Uma conta digital é nada mais nada menos do que um banco, mas sem enrolação, sem fila e sem burocracia.

Olha só como abrir uma conta digital para quem é MEI é superfácil

Aqui na Superdigital não tem enrolação: é tudo online e rápido. Com a gente, você tem a sua conta digital Superdigital MEI em menos de 5 minutos e encontra vários recursos para cuidar do seu dinheiro com mais praticidade do que nos bancos tradicionais.

Passo 1 – antes de preencher o cadastro com os seus dados, vamos pedir que você escolha a sua assinatura. Se você é MEI - Microempreendedor Individual, a melhor opção vai ser a conta Superdigital MEI.

Clique em Microempreendimento (MEI) e depois em Vamos Lá! Agora, você seguirá para o próximo passo.

Passo 2 – nessa etapa, vamos nos conhecer melhor. Preencha o seu cadastro com os seus dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, e-mail e endereço. Aqui você também vai definir a sua senha de acesso da sua conta digital Superdigital MEI.

Depois, você vai precisar enviar uma foto do seu documento. Pode ser RG ou carteira de motorista (CNH), ok? Essa parte é totalmente digital para deixar tudo muito prático para você.

O passo 2 continua com algumas perguntas sobre a sua empresa. Você vai precisar preencher o cadastro com o CNPJ, razão social e escolher uma das opções sobre o faturamento mensal da sua empresa. Clique em Continuar e nos vemos no passo 3.

Passo 3 – falta bem pouco para você terminar o seu cadastro da conta Superdigital MEI. No passo 3 vamos definir os detalhes sobre o seu cartão, como a senha que você usará quando fizer compras em algum dos milhares de estabelecimentos que aceitam a bandeira Mastercard®.

Pronto! A sua conta digital Superdigital MEI está criada. Faça um depósito em sua conta para receber o seu cartão físico em casa. Ele chega em até 10 dias úteis.

Clique aqui e abra sua conta Superdigital MEI

Conta pra todo mundo. ;)