Todo profissional autônomo independente que deseja formalizar sua empresa como um Microempreendedor Individual (MEI) precisa saber se aquilo que ele faz para ganhar dinheiro está dentro das diversas atividades e profissões permitidas no MEI. Sabia que é preciso desempenhar alguma dessas ocupações para poder ser cadastrado?

Como estamos aqui para cooperar com sua vida financeira, neste artigo a gente vai contar quais são as 10 atividades mais escolhidas na lista do MEI e como você pode fazer a escolha mais favorável no momento em que formalizar a sua empresa. Vem com a gente!

Quais são as atividades e profissões permitidas no MEI?

Quando abrir seu cadastro MEI, você vai precisar escolher a principal atividade da sua empresa, ou seja, a atividade que mais gera lucro para o seu negócio. Caso seu MEI seja para formalizar sua profissão, você precisa escolher a que melhor se encaixa no que você faz.

Para preencher o cadastro com essa informação, vai aparecer uma lista com mais de 400 ocupações nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. É quase garantido que você encontre a atividade e profissão que mais tem a ver com aquilo que você faz para que a sua empresa seja formalizada com sucesso ou para que você se torne um profissional autônomo formalizado.

Depois de escolher essa primeira atividade, você ainda vai poder colocar até 15 atividades secundárias. Bem legal, né? Isso faz com que você tenha algo para ajudá-lo a expandir sua presença no mercado e conquistar novos clientes, mais trabalhos e ver a sua empresa crescer.

Quer saber quais são as principais atividades e profissões do MEI? Vamos lá!

Confira algumas das atividades e profissões mais populares.

Sabemos que com tantas atividades assim pode ficar até um pouco difícil escolher a que mais combina com o seu negócio, não é? Mas queremos que você saiba quais são as dez atividades mais procuradas por profissionais autônomos, segundo o SEBRAE:

1. Comerciante varejista de artigos de vestuário independente.

2. Cabeleireiros(as) independentes.

3. Profissional de obras de alvenaria independente.

4. Dono de lanchonetes e similares independente.

5. Profissional de outras atividades de tratamento de beleza independente.

6. Donos de minimercados, mercearias e armazéns independente.

7. Donos de bares e similares independente.

8. Fornecedores de alimentos feitos principalmente para consumo domiciliar.

9. Instaladores e profissionais de manutenção elétrica independente.

10. Comerciantes varejistas de comésticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

E muito mais! Para dar uma olhada na lista completa de atividades, entre no site do Portal do Empreendedor.

Além disso, você já sabe que estamos lançando uma nova conta digital exclusiva para quem é MEI? É a conta Superdigital MEI.

Olha só como abrir uma conta digital para quem é MEI é superfácil

Aqui na Superdigital não tem enrolação: é tudo online e rápido. Com a gente, você tem a sua conta MEI digital em menos de 5 minutos e encontra vários recursos para cuidar do seu dinheiro com mais praticidade do que nos bancos tradicionais.

Passo 1 – antes de preencher o cadastro com os seus dados, vamos pedir que você escolha a sua assinatura. Se você é MEI - Microempreendedor Individual, a melhor opção vai ser a conta Superdigital MEI.

Clique em Microempreendimento (MEI) e depois em Vamos Lá! Agora, você seguirá para o próximo passo.

Passo 2 – nessa etapa, vamos nos conhecer melhor. Preencha o seu cadastro com os seus dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, e-mail e endereço. Aqui você também vai definir a sua senha de acesso da sua conta digital Superdigital MEI.

Depois, você vai precisar enviar uma foto do seu documento. Pode ser RG ou carteira de motorista (CNH), ok? Essa parte é totalmente digital para deixar tudo muito prático para você.

O passo 2 continua com algumas perguntas sobre a sua empresa. Você vai precisar preencher o cadastro com o CNPJ, razão social e escolher uma das opções sobre o faturamento mensal da sua empresa. Clique em Continuar e nos vemos no passo 3.

Passo 3 – falta bem pouco para você terminar o seu cadastro da conta Superdigital MEI. No passo 3 vamos definir os detalhes sobre o seu cartão, como a senha que você usará quando fizer compras em algum dos milhares de estabelecimentos que aceitam a bandeira Mastercard®.

Pronto! A sua conta digital Superdigital MEI está criada. Faça um depósito em sua conta para receber o seu cartão físico em casa. Ele chega em até 10 dias úteis.

Conta pra todo mundo. ;)