Você provavelmente já foi a um restaurante com o chamado ‘cardápio digital’, no qual um QR Code impresso ficava disponível na mesa, certo? Após a pandemia, esse código ganhou ainda mais força, especialmente com a chegada do Pix. Entretanto, essa mesma tecnologia trouxe a atenção de criminosos, que criaram o chamado golpe do QR Code.

Hoje, a Superdigital te mostrará o que é esse golpe, como ele surgiu e, o mais importante, como você pode se proteger — e proteger o seu dinheiro.

O que é o golpe do QR Code?

De maneira resumida, o golpe do QR Code é uma tática utilizada por criminosos para enganar as vítimas e fazer com que elas escaneiem códigos QR falsos.

Esses códigos podem direcionar o usuário para sites fraudulentos, solicitar o download de aplicativos com vírus ou até mesmo permitir que os criminosos acessem informações pessoais armazenadas no dispositivo da vítima.

? Leia também: Vírus na maquininha? Entenda o novo golpe do cartão por aproximação.

Como identificar um QR Code falso?

O primeiro passo é estar atento ao código informado. Normalmente, eles possuem características visuais fáceis de serem reconhecidas, sem distorção ou imagem de má qualidade.

Ao ler um código de QR Code, fique atento também a direcionamentos e links suspeitos. Lojas de confiança também não pedem informações pessoais além da leitura do código.

? Leia também: Robô do Pix é golpe que promete dinheiro rápido e fácil; entenda.

Saiba como se proteger do golpe do QR Code:

Felizmente, existem medidas que você pode adotar para se proteger do golpe do QR Code:

Verifique a origem de quem receberá o pagamento: sempre verifique a fonte do QR Code antes de escaneá-lo. Evite escanear códigos em locais não confiáveis ou de sites suspeitos.

Atualize seu dispositivo: mantenha seu dispositivo e aplicativos atualizados com as últimas correções de segurança. Isso ajudará a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

Evite compartilhar informações pessoais: cuidado ao fornecer informações pessoais ou financeiras depois de escanear um QR Code, especialmente se não estiver totalmente confiante sobre a fonte.

QR Code é seguro?

No geral, sim. Os QR Codes em si são uma tecnologia segura e não representam uma ameaça desde que a fonte final seja segura.

Imagine que eles são apenas uma forma de armazenar informações, como URLs, números de telefone, informações de contato, entre outros. No entanto, como citamos acima, a segurança dos QR Codes depende do conteúdo que eles direcionam e das ações tomadas após a leitura.

Lembre-se de sempre conferir a origem de pagamento, combinado?

? Leia também: Pix por QR Code: veja como gerar o seu no app Superdigital.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger de criminosos a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira. ?‍♀️?