Um tema importante para quem trabalha registrado é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido como FGTS. Já sabe do que estamos falando? Basicamente é um dinheiro que a empresa deve guardar para você, que te ajudará em momentos importantes como: empréstimo, saque do valor, financiamento, etc. Vamos entender melhor?

O que é FGTS?

O FGTS é como uma "poupança" que a empresa faz para cada um de seus funcionários. Esse dinheiro é guardado ao longo do tempo em que você trabalha lá. Ele pode ser usado em situações importantes, como quando você quiser comprar uma casa, ou se um dia você for dispensado sem justa causa.

? Leia também: Tudo sobre saque-aniversário e quem pode sacar.

Quem recebe o FGTS?

Vale dizer que não é possível cobrar o depósito do Fundo de Garantia se você for contratado como empresa MEI ou PJ. O pagamento desse benefício é para trabalhadores registrados como CLT, combinado?

? Leia também: Veja como identificar o golpe do FGTS e proteger seu dinheiro.

O que acontece se a empresa não deposita FGTS?

Quando a empresa não paga o FGTS como deveria, ela está desrespeitando um direito seu como trabalhador. Isso pode causar dificuldades lá na frente.

Imagine você trabalhando, fazendo sua parte, mas a empresa não está colocando o dinheiro no FGTS. Se um dia você precisar sair dessa empresa e ela não pagou direitinho, você pode ficar sem o seu saque.

Além disso, se a empresa não estiver pagando o FGTS corretamente, ela está fazendo algo errado segundo a lei. Isso pode trazer problemas para ela também, como ter que pagar multas ou até responder na justiça.

? Leia também: Saque do FGTS: entenda os diferentes tipos e quem pode recebê-los.

O que o trabalhador pode fazer?

O primeiro passo é comunicar a empresa sobre a falha de pagamento. Caso a mesma se recuse ou siga atrasando os depósitos, a recomendação é:

  • Procurar um advogado especialista em direito do trabalho;
  • Registrar uma reclamação formal no Ministério do Trabalho;
  • Entrar com processo trabalhista para cobrar o FGTS não pago.

? Leia também: Posso trabalhar em dois empregos? Veja as principais regras.

Conheça o empréstimo com o FGTS da Superdigital:

Se você está pensando em realizar um projeto específico e precisa de um impulso financeiro, a Superdigital oferece a opção de empréstimo com o FGTS como garantia.

Essa modalidade de empréstimo é uma alternativa interessante para quem deseja ter um recurso financeiro extra. Funciona assim:

  • Para realizar o empréstimo, é preciso ser cliente Superdigital e ter a partir de R$ 400 de saldo no FGTS.
  • Você consegue antecipar até 5 saques-aniversário desse fundo. Basta solicitar pelo aplicativo da Superdigital (não esquenta, ensinamos como fazer essa solicitação logo abaixo ?).
  • O valor é liberado e depositado diretamente na sua conta digital em 1 dia útil, com taxas a partir de 1,99% ao mês e desconto das parcelas feito anualmente no FGTS.

? Veja aqui como simular o seu empréstimo FGTS na Superdigital.