Você já se viu em uma situação em que comprou algo e acabou sendo enganado de alguma forma ou recebeu um produto com defeito, sem direito de devolução? Pois é, isso é mais comum do que parece. Mas é aí que entra o Procon, um órgão público que tem como objetivo proteger e assegurar os direitos do consumidor. Bora conhecer mais?

O que é o Procon?

Procon é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Ele presta atendimento a todo cidadão que encontra problemas ou tem dúvidas durante a contratação ou compra de um serviço e/ou produto.

Em outras palavras, quando você compra algo, está fazendo um negócio, certo? E assim como qualquer negócio, é importante que ambas as partes sejam beneficiadas. O Procon está aí para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, sem fraudes, e com condições justas e transparentes.

Um exemplo recente, e que tem chamado a atenção do público, é a compra e revenda de ingressos de shows internacionais muito esperados (e disputados) aqui no país. Como essa prática de revender entradas é considerada ilegal, o Procon notificou as empresas responsáveis pela organização e está investigando o ocorrido.

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Para que serve o Procon?

É bem simples! Primeiro, se você se sentir prejudicado em alguma compra ou contratação de serviço, o ideal é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Fale o que aconteceu e esteja ciente dos seus direitos. Se não der certo, aí é hora de acionar o Procon.

Isso porque o Procon funciona como um intermediário entre você e a empresa. Ou seja, ao registrar uma reclamação no órgão, contando tudo o que aconteceu e anexando provas, como notas fiscais, contratos ou mensagens trocadas com o vendedor, o órgão vai analisar o caso e, se achar necessário, chamar a empresa para dar explicações.

Além disso, o Procon tem autoridade para penalizar as empresas que estão agindo de má-fé. Eles podem aplicar multas, exigir a devolução do dinheiro, determinar a troca de produtos defeituosos e até mesmo proibir uma empresa de continuar a operar se ela estiver cometendo várias infrações.

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Como o Procon pode me ajudar?

Além de ajudar nas reclamações individuais, o Procon também atua em questões coletivas. Como citamos anteriormente no caso dos shows, alguns fãs abriram diversos chamados de reclamação pela revenda e esgotamento rápido de ingressos.

Isso significa que, se várias pessoas estão sendo lesadas pelo mesmo problema, o Procon pode abrir um processo e defender todos os consumidores envolvidos.

Ah, mas é importante lembrar que o Procon também tem os seus limites. Eles não podem, por exemplo, resolver todas as questões relacionadas a compra de produtos ou contratação de serviços:

Vamos supor que você comprou um celular e deixou cair na privada (acontece com os melhores), o Procon não vai poder fazer nada relacionado ao mal uso do item. Entretanto, se houver cobrança de taxa indevida, propaganda e venda enganosa, não recebimento do comprovante de pagamento, problemas com compras parceladas, cartões de crédito, bancos, consórcios etc., a conversa é diferente.

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Como acionar o Procon?

Para atendimento online, basta entrar em contato com a central por telefone ou email e realizar as denúncias e reclamações. Vale lembrar que o número e email podem ser diferentes dependendo da região que você mora ou que precisou acionar o órgão.

Porém, em todos os estados, também é possível reclamar pelo telefone 151. O governo federal ainda conta a plataforma consumidor.gov.br que também permite o registro de reclamações.

Para o Atendimento Pessoal, vá até o Procon mais perto com o RG do consumidor ou do seu representante legal em mãos, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou no cupom fiscal.

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