Acabou de ajustar as contas com o leão e mal pode esperar para receber o dinheiro pago a mais? A Super veio te contar quando começa a restituição do imposto de renda 2023!

Além disso, vamos te ajudar a descobrir quem recebe primeiro para você poder se organizar, e muito mais. Entenda todos os detalhes do IR a restituir com a gente!

O que é restituição do imposto de renda?

O outono é sempre igual, e a declaração do IRPF também! Por isso, todos os anos, existem milhares de pessoas que têm direito à restituição do imposto de renda.

Basicamente, esse valor devolvido ao contribuinte se aplica a quem pagou mais impostos do que deveria.

Afinal, existem possíveis deduções de imposto relacionadas a gastos com saúde e educação, por exemplo. E tudo isso é considerado na hora de definir quem tem direito a receber ou não.

? Ainda vai declarar? Saiba quais erros evitar ao enfrentar o leão.

Quando começa a restituição do imposto de renda 2023?

O prazo para declarar o imposto de renda se encerra em 31 de maio. Nessa mesma data, é quando começa a restituição do imposto de renda 2023.

Dividido em cinco lotes que vão até o dia 29 de setembro, o calendário leva em consideração alguns aspectos para definir quem recebe primeiro.

Um exemplo são as categorias de contribuintes que têm prioridade legal no recebimento do valor restituído. Confira:

 Contribuintes com 60 anos ou mais, além de prioridade especial aos maiores de 80 anos;

Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;

Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois, serão priorizadas as pessoas que utilizam o modelo pré-preenchido da Receita Federal para declarar o IR.

Portanto, a partir do fim de maio, você já pode se preparar para receber esse valor!

#SuperDica: a Receita Federal também define as datas para restituição a partir da entrega do IR. Ou seja, quem correr para entregar antes tem ainda mais chances de receber já nos primeiros lotes!

O que acontece se eu não receber a restituição?

Esse é um dos aspectos sobre como funciona a restituição do imposto de renda que mais gera dúvidas.

Afinal, se eu tenho direito a receber a restituição e não recebo em nenhum dos lotes, o que houve?

Nesse caso, a sua declaração pode estar retida na malha fina. E, apesar desse assunto colocar medo em muita gente, é possível regularizar a situação e assim receber o valor a mais.

A malha fiscal fiscaliza informações no IR inconsistentes, fraudulentas ou incorretas, além da ausência de determinados comprovantes. Quando isso ocorre, é importante retificar a declaração quanto antes para corrigir o que for preciso.

Caso essa seja a sua situação, é importante analisar cuidadosamente todas as informações enviadas para a Receita Federal. Se você tem certeza de que tudo está correto, leve os comprovantes e documentos necessários dentro do prazo solicitado.

Quanto antes você resolver essas questões, mais rápido irá receber o valor da restituição, beleza?

? A Superdigital tem um conteúdo completo para te ajudar a sair da malha fina. Clique e confira!

Receba sua restituição do IR na Superdigital!

Além de te contar quando começa a restituição do imposto de renda 2023, a Superdigital quer te ajudar a recebê-la quanto antes!

Uma das vantagens trazidas pelo Fisco é a possibilidade de aderir ao Pix para receber o valor. E a melhor notícia é que os contribuintes que fizerem essa escolha serão priorizados.

Para aumentar as suas chances de ter esse dinheiro na conta nos primeiros lotes, basta cadastrar o seu CPF como chave Pix na Superdigital!

Veja o passo a passo:

Entre no app da Superdigital e selecione a opção “Pix” no Menu principal.

Clique em “Minhas chaves” e em "Criar chave”.

Escolha o tipo de chave CPF.

Preencha seus dados e confirme as informações.

É Super rápido e prático!

Se você quer abrir uma conta sem burocracia e consulta ao SPC/SERASA, é só baixar o aplicativo da Superdigital! Em poucos minutos, você poderá fazer o seu cadastro e aproveitar todas as vantagens de uma conta 100% digital e gratuita!