Já fez a sua declaração do Imposto de Renda e não vê a hora de receber todo o dinheiro pago a mais? Confira o calendário de restituição de 2023 e como adiantar o pagamento deste ano recebendo pela Superdigital.

O que é restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda leva em consideração dois cenários: quem pagou menos imposto terá um saldo a pagar que pode variar para cada contribuinte. E quem pagou impostos a mais terá um saldo a ser restituído.

Isso acontece porque existem deduções dos valores pagos como impostos. Por exemplo: gastos com saúde, educação, dependentes, etc. Basta estarem corretas as informações e com comprovantes, dentro dos limites permitidos.

Leia também: Quais são os erros mais comuns na declaração do IR?

Calendário da restituição do IR 2023:

Confira abaixo o calendário da restituição de 2023! Vale lembrar que idosos, pensionistas e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou pelo pagamento por Pix são prioridade na lista e devem receber o pagamento primeiro:

• 1º lote - 31 de maio.
• 2º lote - 30 de junho.
• 3º lote - 31 de julho.
• 4º lote - 31 de agosto.
• 5º lote - 29 de setembro.

? Não recebeu a sua restituição? Confira como saber se caiu na malha fina.

Como receber a restituição do Imposto de Renda?

Sabia que é possível receber adiantado a sua restituição do Imposto de Renda 2023 na Superdigital? Para isso, basta escolher uma das opções abaixo ou ambas:

Utilize o modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda por meio do sistema gov.br. Vale lembrar que o contribuinte precisa ter nível de segurança "prata" ou "ouro" para ser incluído na lista de prioridade de recebimento.
Escolha a opção de receber a restituição por Pix. Basta informar a chave de segurança na tela "Início", no quadro "Imposto a Pagar" e no campo "Informações bancárias".

#SuperDica: a chave Pix só servirá caso seja o número de CPF cadastrado na instituição bancária.

Para facilitar ainda mais o recebimento da restituição do Imposto de Renda, veja abaixo como cadastrar o seu CPF como chave de segurança na Superdigital:

• Entre no seu app da Superdigital e selecione a opção “Pix” no Menu principal.
• Clique em “Minhas chaves” e em "Criar chave”.
• Escolha o tipo de chave CPF.
• Preencha seus dados e confirme as informações.

Depois do processo de criação, a Superdigital avisa quando a sua chave estará disponível para uso. Ah, e pode ficar despreocupado, todo o processo é rápido.

Como ser um cliente Superdigital?

Quer uma conta que não pede comprovação de renda, análise de score de crédito e ainda é sem consulta no SPC/SERASA? Então vem ser Superdigital! Baixe o aplicativo aqui e cadastre-se.

Depois de falar um pouco mais sobre você e informar seus dados para cadastro, é só depositar uma quantia de dinheiro na sua conta (Fique tranquilo! O valor é estornado), solicitar o seu cartão virtual e recarregá-lo quando e com o valor que você quiser! Simples, né?