Ser presenteado ou presentear alguém é sempre uma missão delicada. A não ser que você conheça bem os gostos e as medidas da pessoa, é comum rolarem enganos e surgir a necessidade de trocar o presente, especialmente durante o Natal e início do ano.

Mas, para que você não perca o prazo e conheça bem os seus direitos como consumidor, a Superdigital preparou um guia simples e rápido para trocar a sua lembrancinha sem complicações. Veja só:

Como trocar um presente de Natal?

Durante a troca de um produto, é necessário seguir as boas práticas mais frequentes das lojas, sejam elas físicas ou onlines:

Caso seja uma roupa ou sapato, é recomendado evitar remover etiquetas e embalagens, sujar ou danificar o produto.

Ter a nota fiscal ou recibo de compra para troca.

Estar dentro do prazo estipulado para troca da peça ou devolução do dinheiro.

A compra por meio de vendedores ambulantes não se encaixa nas normas e regulamentos aqui citados, por se tratar de um comércio informal.

? Leia também: Você conhece os direitos básicos do consumidor?

Como funciona a troca de produto por valor?

De acordo com o estoque disponível da loja ou conserto em casos de danos, existe a possibilidade de não encontrar o mesmo produto ou tamanho correto durante a troca. Assim, a loja poderá oferecer duas alternativas: devolução do dinheiro ou substituição do item, desde que esteja dentro do mesmo valor.

#SuperDica: se o novo produto passar do preço estipulado do presente, algumas empresas aceitam o pagamento da diferença de valores.

? Leia também: Na hora da compra, fique atento ao golpe da maquininha; saiba mais.

Quais são os prazos de troca estabelecidos na lei? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a troca de produtos não duráveis, como bebidas e alimentos, deverá ser feita em até 30 dias. Para outros itens duráveis, tais como roupas e eletrodomésticos, o prazo é de até 90 dias, contando desde a compra física na loja, entrega ou recebimento na residência.

Vale lembrar que o vendedor deve informar o tempo limite de troca no momento da venda. Para compras online, a nota fiscal poderá ser enviada por email ou disponibilizada facilmente para o comprador na plataforma.

Como funciona a troca por gosto ou tamanho?

Apesar de ser habitual, a substituição de um produto por gosto ou tamanho não é obrigatória, a não ser que ele apresente defeitos de fábrica. Isso porque as trocas por gosto ou tamanho não passam de uma “política da boa vizinhança", quando o vendedor decide se é possível realizar ou não uma troca.

Apenas itens essenciais, como geladeira e fogão, são substituídos imediatamente, mesmo durante o processo de avaliação do produto com defeito.

? Leia também: Já bateu as metas de venda deste mês? Veja como garantir a sua comissão.

Qual a política de troca e devolução para compras online?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do “direito de arrependimento”. Não? Então vamos lá:

Para presentes que foram adquiridos online, sejam itens ou serviços, é possível aplicar o direito de arrependimento e desistir da compra em até 7 dias. O mesmo vale para produtos que já foram entregues.

Mas fique atento: formalize a desistência dentro do prazo acima e procure a orientação da empresa para devolução de produtos, incluindo frete e embalagens.

? Leia também: Como comprar pela internet com mais segurança?

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como trocar um presente de Natal ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!