Cansado dos famosos “textões”? Quer descobrir o que são criptomoedas sem se confundir? Então temos uma boa notícia!

Considerando que o tempo médio para passar um café é de 4 a 6 minutos, é possível ler este texto em 3 minutos (nós cronometramos!) de maneira calma e relaxada enquanto espera o seu cafezinho ficar pronto!

Depois desse tempo, caso queira entender ainda melhor sobre as criptomoedas, deixamos um tópico exclusivo em que explicamos sobre as 5 principais para colocar seu dinheiro em 2024. Acompanhe!

O que são criptomoedas?

De maneira resumida, criptomoedas são consideradas moedas digitais, já que, diferentemente do real ou dólar, elas existem apenas online e não há instituição ou governo que controle a circulação ou emissão delas.

Quem é responsável por isso são os próprios usuários de criptomoedas.

E como elas surgiram?

A primeira criptomoeda surgiu em 2008 enquanto o mercado financeiro analisava os impactos da crise econômica.

Ninguém sabe ao certo quem criou essas moedas digitais, mas há um nome por trás disso: Satoshi Nakamoto, que, até hoje, ninguém sabe se é uma pessoa ou um nome fictício.

👉 Leia também: Descubra o que é NFT de um jeito que não vai te confundir!

Como funcionam as criptomoedas?

As criptomoedas são criadas em uma rede protegida de códigos chamada de blockchain — ou cadeia de blocos —, que consiste em um banco de dados criptografados.

Ali, cada transação feita com criptomoedas é colocada em um “bloco” ou “cofre trancado”.

E para que servem as criptomoedas?

Tecnicamente, as criptomoedas funcionariam exatamente como os outros tipos de moedas, permitindo ao usuário comprar itens, contratar serviços, pagar, transferir, receber e até mesmo ter os valores como reserva ao longo do tempo.

Mas, para que isso seja possível, é preciso que pessoas e estabelecimentos adotem a criptomoeda como forma de pagamento.

Logo, se uma empresa ou pessoa não aceita receber em moedas digitais, a criptomoeda não é usada.

Atualmente, El Salvador é o único país no mundo a colocar criptomoedas como uma de suas moedas legais. Por lá, o Bitcoin pode ser usado para comprar coisas simples no dia a dia.

Quais são as principais criptomoedas?

A primeira moeda criada foi o Bitcoin e, apesar de já existirem quase 10 mil criptoativos, ela segue sendo a mais conhecida e de maior volume negociado desde 2009.

Além do Bitcoin, o Ethereum ocupa o segundo lugar de criptomoedas com maior valor de mercado.

A cripto foi responsável por introduzir uma nova rede de criptografia, além da blockchain do Bitcoin, que permite que outras criptomoedas possam ser criadas dentro de sua rede com total segurança.

Criptomoedas são seguras?

Por serem criptografadas, as criptomoedas são protegidas por uma tecnologia capaz de ocultar todas as informações pessoais de uma transação, evitando que outras pessoas acessem dados sensíveis, como nomes, valores, documentos etc.

Com isso, apenas os responsáveis por transferir e receber são capazes de decifrar as moedas, dificultando tentativas de golpe e de fraudes de terceiros.

👉 Leia também: Fraudes digitais: o que são e como se proteger!

Top 5 melhores criptomoedas para comprar em 2024

Agora que já passou o tempo de preparar o nosso cafezinho, vamos estender um pouco o seu conhecimento? Com as 5 dicas de criptomoedas que vamos apresentar, você pode começar a investir seu dinheiro assim que terminar de ler.

Confira:

1- Solana

Anatoly Yakovenko, um ex-engenheiro da Qualcomm e da Dropbox, criou a Solana em 2017, sendo uma das principais criptomoedas para 2024 e a primeira de nossa lista.

Ela se tornou uma das criptomoedas que mais se valorizou no último ano, chegando a ocupar o sexto lugar no ranking mundial.

A SOL, como também é conhecida, destaca-se por ser uma rede rápida e econômica, capaz de processar mais de 50 mil transações (compra/venda) por segundo a um custo menor do que 1 centavo de dólar por transação.

Para comprar uma Solana completa, no dia de hoje, são necessários cerca de 190 dólares (945 reais).

2- Ethereum

O Ethereum é a segunda maior moeda digital do mundo em termos de valor, perdendo apenas para o Bitcoin. Foi criado em 2015 por Vitalik Buterin, que propôs uma plataforma para criar contratos e aplicativos inteligentes em uma rede descentralizada.

O Ethereum é considerado uma das moedas digitais que mais “prometem” para 2024 por diversos motivos.

Um deles é seu potencial para inovar no campo das DeFi, conhecidas como "finanças descentralizadas", que oferecem serviços financeiros alternativos, como empréstimos, trocas e investimentos, sem a necessidade de intermediários.

Para comprar um Ethereum completo, no dia de hoje, são necessários cerca de 3.600 dólares (17.900 reais).

3- Cardano

Charles Hoskinson, um dos cofundadores do Ethereum, fundou o Cardano em 2015. A criptomoeda está entre as mais populares e valiosas do mundo e promete muito para este ano.

Ela se destaca por ser uma plataforma avançada e sustentável para o desenvolvimento de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas, assim como o Ethereum.

O Cardano é conhecido por suas constantes atualizações e revisões realizadas por especialistas de diversas áreas.

Para comprar um Cardano completo, no dia de hoje, são necessários cerca de 67 centavos de dólar (3 reais e 30 centavos).

4- DogeMiyagi

A DogeMiyagi, ou DogeCoin, é uma das criptomoedas mais recentes e interessantes do mercado, lançada no final de 2022.

Ela foi criada com base no meme do Doge, um cachorro da raça Shiba Inu, e no personagem Sr. Miyagi, do filme "Karatê Kid".

A ideia divertida e original da DogeMiyagi, que combina cultura pop, humor e filosofia oriental, é um dos motivos para que seja uma das novas criptomoedas promissoras.

Isso a torna uma das "criptomoedas meme" com maior chance de viralização, com forte engajamento nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde tem uma presença significativa.

Para comprar uma DogeCoin completa, no dia de hoje, são necessários cerca de 3.600 dólares (17.900 reais).

5- Bitcoin

Finalizamos a lista com o Bitcoin, uma verdadeira estrela no mundo das criptomoedas. É tão famoso que dispensa apresentações. Para muitos, é como o padrão-ouro digital.

Em 2024, continua sendo uma escolha interessante para investidores e entusiastas. Sua popularidade e aceitação crescente o mantém no topo do mercado. As pessoas confiam no Bitcoin por sua segurança, descentralização e potencial de valorização.

Além disso, o Bitcoin está se tornando cada vez mais acessível, com mais empresas aceitando-o como forma de pagamento, como no exemplo do comércio em El Salvador.

Para comprar um Bitcoin completo, no dia de hoje, são necessários cerca de 70.200 dólares (349.600 reais).

Cuide do seu dinheiro com a Superdigital!

Vendeu suas criptos e não sabe onde colocar o dinheiro? Conte com as nossas Super vantagens para cuidar da sua vida financeira!

Você pode usar o seu saldo para carregar seu cartão pré-pago e comprar o que quiser com total segurança. Tudo por meio de uma conta digital completa, sem burocracia e sem análise de score. Baixe o app agora mesmo e aproveite!