Vai pedir um delivery? E comprar uma blusinha online? Pensou em assinar um streaming hoje? Ah, fechou um pacote de viagem e vai pagar no cartão? Por mais que essas opções sejam muito diferentes umas das outras, elas têm algo em comum: o uso do CVV do cartão para verificação da compra.

O que parece ser só uma sequência de números aleatórios é, na verdade, uma das chaves de segurança do seu cartão, e não deve ficar exposta tão facilmente.  Confira abaixo o que significa CVV, como ele funciona e dicas simples para proteger o seu:

O que é CVV do cartão?

A sigla CVV significa “Card Verification Value” ou “Valor de Verificação do Cartão”. Ele é um código de verificação do cartão e possui a mesma funcionalidade de uma senha: garantir que o usuário faça compras em segurança.

? Leia também: O golpe tá on! Veja como comprar pela internet com segurança.

Para que serve?

Como falamos lá no início, é comum que as empresas peçam o CVV do cartão para checar o cadastro, verificar se as informações batem e, só então, confirmar a compra. Isso diminui as tentativas de fraude e clonagem de cartão.

Onde fica o CVV do cartão?

Apesar de muitas pessoas acharem que o CVV está presente apenas nos cartões de crédito, a verdade é que outros tipos de cartões também têm códigos de segurança. É o caso do vale-refeição, do vale-alimentação e até do cartão pré-pago Superdigital.

#SuperDica: para conferir o CVV do seu cartão físico Superdigital, é só olhar, na parte atrás, o código de três dígitos. No caso dos cartões digitais, você encontra o CVV junto com as informações de cada cartão.

? Leia também: Confira qual é o dígito e a agência da sua conta Superdigital.

Por que ele é tão importante?

Para evitar que você coloque a senha do seu cartão em risco e exponha mais informações pessoais financeiras, as empresas costumam pedir o CVV para garantir que os dados estejam corretos e, só então, concluir a compra.

Ainda assim, é importante tomar cuidado ao comprar em lojas digitais, já que é possível realizar clonagens apenas com CVV e número do cartão.

? Leia também: Veja por que emprestar o cartão ou a conta pode te prejudicar.

Cuidados com o CVV do seu cartão: 

Para que o seu cartão não corra o risco de ser clonado, e para que você não seja prejudicado financeiramente, confira 3 dicas simples para se proteger:

Não empreste o seu cartão a ninguém — o mesmo vale para informar o número do CVV. Ao deixar o seu cartão com outras pessoas, você corre o risco de expor seus dados bancários e também que elas o utilizem sem sua autorização.

Compre apenas de sites confiáveis — confira em sites de reputação, como o Reclame Aqui, as queixas registradas sobre a empresa. Se ela possuir um histórico ruim, principalmente relacionado a compras com cartão, considere escolher outra loja.

Fique atento às “falhas” e mudanças de maquininha — o pagamento está demorando muito? O atendente pegou o seu cartão e você nem percebeu? Cuidado! Pode ser um dos muitos golpes de cartão e até mesmo uma das fraudes com maquininhas.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funciona o CVV do cartão ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!