Declarar o Imposto de Renda, além de deixar seus gastos e ganhos legalizados, ainda pode gerar uma restituição a ser paga pela Receita Federal — o famoso dinheirinho extra! Mas, caso você não tenha recebido nenhum valor, está em dúvida se tem direito e quer saber quando deve receber, confira abaixo o guia 2022 que a Superdigital preparou:

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição é todo valor pago a mais na sua declaração do Imposto de Renda, podendo variar para cada pessoa. Se o valor de impostos pago é menor do que o esperado, você que fica responsável por pagar a restituição.

O pagamento é feito numa ordem rigorosa: quem entregar o Imposto de Renda primeiro, recebe no 1º lote, quem deixar para o último dia, vai para o final da fila. Além disso, como em muitas outras situações, idosos, pessoas com deficiência e professores têm prioridade e recebem primeiro.

? Leia também: 5 benefícios sociais que você tem direito e não sabia.

Quem recebe restituição em 2022?

Tudo vai depender do ganho e gastos de cada contribuinte no ano base.

O contribuinte que pagou mais impostos do que devia receberá a diferença na restituição, depositada diretamente na conta bancária (a mesma que foi indicada na Declaração do Imposto de Renda). Já aqueles que pagaram menos impostos precisam quitar o débito na hora da declaração.

Além disso, o contribuinte que cair na malha fina não receberá a restituição e precisará retificar a declaração em até 5 anos. Caso não regularize a situação, é preciso procurar a Receita Federal para prestar contas.

? Leia também: IR 2022: como saber se caí na malha fina? E o que fazer?

Como saber em qual lote vou receber a restituição 2022?

Dois dos cinco lotes da restituição já foram pagos para os contribuintes. Mas se esse não foi o seu caso, fique tranquilo! Além desses, três lotes ainda faltam ser pagos.

? Anote no calendário para não se esquecer:

3º lote: 29 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda:

Para consultar a sua restituição é muito simples: acesse o site da Receita Federal neste link, clique em “Consultar a restituição”, informe seus dados (CPF e data de nascimento) e selecione o ano da Declaração do Imposto de Renda.

Também é possível consultar pelo canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC, ou pelos aplicativos para celulares e tablets. Depois disso, é só ficar de olho nas datas dos lotes da restituição.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funciona a restituição do Imposto de Renda 2022 ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!