Como diz o ditado: “Quem cedo madruga… é mais produtivo”. Conhecido como “Clube das 5”, o método que conquistou celebridades, milionários e líderes importantes tem ganhado espaço na rotina de diversas pessoas que procuram uma rotina mais equilibrada e produtiva.

Não faz ideia do que se trata? Sem problemas. Confira o guia completo sobre o que é o despertar às 5 horas da manhã, como surgiu e de que maneira esse método pode te ajudar no dia a dia.

O que é o Clube das 5?

A ideia de despertar cedo para realizar as tarefas corriqueiras e “aproveitar o dia” não é de hoje. Podemos ver esse hábito principalmente no campo, onde a rotina começa antes mesmo do galo cantar avisando do nascer do Sol.

Pelo menos é o que a maioria pensa. Mas, segundo pesquisas sobre a qualidade do sono dos brasileiros, dormir bem, por mais tempo e sem interrupções é para poucos por aqui.

E qual a relação com o Clube das 5?

A técnica, que viralizou a partir da obra “O Monge que vendeu sua Ferrari”, do escritor Robin Sharma, consiste em acordar pontualmente às 5 da manhã inspirado, com foco no seu objetivo, se exercitar, organizar os afazeres e ainda aprender algo novo.

Parece muito a se fazer tão cedo, e quem adotou o método garante que ele funciona, desde que seja feito com disciplina — sem aproveitar mais 5 minutinhos de sono ou colocar o despertador no modo “soneca”.

? Leia também: Como ser produtivo no home office? Conheça dicas práticas.

Por que despertar às 5 horas da manhã?

Acordar cedo, além de ser mais calmo e silencioso, oferece menos distrações, como é o caso das notificações do celular, barulhos do trânsito e pessoas despertando e saindo para o corre do dia a dia.

Mas não vale só acordar e continuar deitado, beleza? Para ter efeito, é preciso dividir o tempo extra da seguinte forma:

 20 minutos de exercícios físicos: o primeiro passo do Clube das 5 é dedicar esse tempo para “despertar” o corpo, acelerar os batimentos cardíacos e produzir dopamina (neurotransmissor que tem relação com o humor e o prazer).

 20 minutos de meditação e planejamento: a etapa seguinte consiste em refletir, contemplar e limpar a mente para só então começar a planejar e organizar as metas do seu dia.

 20 minutos de crescimento: por fim, tente aprender algo novo para o seu crescimento. Vale ouvir um podcast, ler um livro, assistir a vídeos ou estudar sobre o que você quiser.

? Leia também: Conheça os cursos rápidos online e dê um UP na vida profissional.

Como acordar às 5 da manhã?

Agora que você já sabe todo o conceito de despertar às 5 horas da manhã, chegou o momento de colocar o aprendizado em prática. Se você duvida ou suspeita de que não vai conseguir seguir o método à risca, fique despreocupado. Comece testando as dicas abaixo:

 Convide mais pessoas para participar: fale sobre a ideia com um amigo próximo ou alguém da sua casa para ambos se motivarem a seguir o Clube das 5.

#SuperDica: se você faz do tipo misterioso ou simplesmente não quer criar expectativas demais, pode seguir da maneira que achar melhor, ok?

 Compre um relógio de mesa: com a tecnologia de hoje, praticamente todos os celulares oferecem a função de despertador e a opção “soneca”, certo? Para evitar cair em tentação ou se distrair com os apps, escolha o modelo antigo de relógio que também desperta.

 Mude a sua rotina aos poucos: acostumar o corpo a despertar tão cedo pode não ser tão fácil, além de tomar tempo. Pensando nisso, comece definindo dias da semana para praticar e depois aumente a frequência.

? Leia também: Desafio 52 Semanas: veja como juntar dinheiro aos poucos.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar o que é o Clube das 5 ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital rápida e acessivelmente, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!