Uma ida ao supermercado ou à farmácia e é quase certo que você vai ouvir a famosa frase “CPF na nota?” na hora do pagamento. Mas, você sabe o que isso significa e por que é tão importante ter esse dado na sua nota fiscal? Veja abaixo o guia rápido e simplificado que preparamos para você e entenda como funciona essa iniciativa.

Como funciona o CPF na nota?

Disponível em alguns estados brasileiros, o CPF na nota surgiu com o objetivo de facilitar e melhorar a transparência dos impostos arrecadados.

Além disso, por meio desse sistema, o governo de cada estado consegue controlar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a sonegação de impostos — quando alguém não revela informações importantes sobre rendimentos e atividades econômicas, sabe?

E o que acontece ao colocar o CPF na nota?

Ao acrescentar o seu CPF na nota fiscal, você acumula pontos, participa de sorteios, concorre a prêmios e ainda pode receber descontos em alguns itens e serviços.

? #SuperDica: vale lembrar que cada estado possui o seu critério de benefícios e pontuação para o CPF na nota. Não se esqueça de conferir as regras e condições da região em que você vive.

? Leia também: 5 tipos de dinheiro extra que você tem direito e não sabia.

Quais as vantagens do CPF na nota?

Para falarmos das vantagens do CPF na nota, vamos considerar a Nota Fiscal Paulista como exemplo, já que os benefícios podem variar de região para região. Com esse tipo de nota, é possível:

• Participar de sorteios em dinheiro;
Realizar doações do valor acumulado para ONGs e instituições carentes;
• Resgatar créditos acumulados (desde que o valor esteja acima de R$ 25);
• Ter desconto no IPVA, de acordo com a quantidade de créditos acumulados.

? Leia também: Valores a Receber: como evitar golpes por links, emails e ligações.

Como consultar o CPF na nota?

Para descobrir quanto você tem acumulado desde que passou a informar o seu CPF na nota fiscal, é preciso acessar o site da secretaria da fazenda do estado onde você mora, procurar pela área de “nota fiscal”, se cadastrar ou fazer o login com seu cadastro e senha.

No caso da Nota fiscal Paulista, a consulta simples funciona da seguinte forma:

1. Acesse o site Sistema da Nota Fiscal Paulista com o perfil “Consumidor”.
2. Clique no menu em “Consultar” e, depois, em “Documentos fiscais”.
3. Escolha o período e clique em “Não sou um robô”. Pode ficar tranquilo, esse passo faz parte do sistema de segurança.
4. Clique no botão “Consultar” para verificar os valores ou em “Utilizar créditos” para resgatar o que estiver acumulado.
5. Selecione uma das três opções: Crédito em Conta Corrente, Crédito em Conta Poupança ou Quitação ou abatimento no valor do IPVA — neste último caso, a opção só fica disponível em outubro.
6. Preencha com seus dados pessoais e bancários, confirme se está tudo certinho e clique em “Efetuar a transferência”.

? Leia também: Débito ou crédito? Pix Parcelado! Veja como usar a nova função.

O que mais rende na nota fiscal?

Vale lembrar que a porcentagem de ICMS devolvida ao consumidor vai depender dos produtos adquiridos e dos estabelecimentos que você decidir informar o seu CPF. Além disso, o valor pode ser muito abaixo da porcentagem porque o montante é dividido por todos os consumidores que passaram pelo estabelecimento e também pediram CPF na nota.

Com isso em mente, os estabelecimentos que mais retornam dinheiro da Nota Fiscal Paulista, são:

30% do ICMS: livros, jornais, revistas, açougues, peixarias;
20% do ICMS: gás de cozinha, relojoarias, instrumentos musicais, materiais de construção (como areia e telhas), itens fotográficos, etc.;
10% do ICMS: restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, confeitarias, hortifrútis e locais de alimentação em geral;
5% do ICMS: vestuário, acessórios, perfumaria, cosméticos, artigos esportivos, materiais elétricos, ferramentas, papelaria, móveis, bicicletas, etc.

? Leia também: Mastercard® Surpreenda: saiba como funciona a pontuação.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funciona o CPF na nota ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!