Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e em tantos lugares, é comum surgir a curiosidade e a vontade de fazer mais por outras pessoas que precisam de ajuda. Caso você queira saber como fazer doações, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira abaixo 5 maneiras de ajudar alguém e doar o que puder.

Como fazer doações?

O primeiro passo para saber como doar algo é ter conhecimento do que você pretende passar para frente. Por exemplo: ao fazer doações de roupas, o recomendado é separar apenas as peças que realmente podem ser usadas por outras pessoas, não apenas roupas que você não usaria porque estão velhas ou rasgadas. Combinado?

Outro ponto importante para quem quer fazer doações é saber das regras e condições de cada instituição ou ONG. No caso de doação de sangue, por exemplo, é preciso estar acima dos 50kg, ser maior de idade, etc.

Depois de analisar essas questões, vale se planejar e organizar o seu tempo ou itens que serão doados. No primeiro caso, busque lavar e deixar as roupas separadas e prontas para serem entregues e doadas.

Por fim, escolha bem o local que receberá as suas doações. Seja os hemocentros da sua cidade, bairros carentes ou instituições de crianças, idosos e doentes que precisam de auxílio.

? Leia também: Da compra ao congelador: como evitar o desperdício alimentar.

5 tipos de doações que você pode fazer:

1. Doação de sangue: o primeiro passo é procurar hemocentros da sua cidade e conferir os requisitos necessários para a doação.

? Como doar: depois de conferir todas as regras para doação, esteja alimentado e bem descansado para doar sangue. Lembre-se que a frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações de sangue para a mulher.

2. Doação de roupas e sapatos: igrejas, asilos e orfanatos costumam receber peças de vestuário para as pessoas mais necessitadas, especialmente durante o inverno.

? Como doar: separe roupas e sapatos que você não usa, mas que ainda estão em bom estado e podem ser repassados para outros.

3. Doação de comida e cestas básicas: assim como igrejas organizam grande parte das doações, também é possível encontrar ONGs especialistas no assunto, como o Tem Gente Com Fome e Ação da Cidadania.

? Como doar: procure por alimentos não perecíveis que possam ser doados. Para mais informações, é só entrar em contato com as instituições.

4. Doação de cabelo: qualquer pessoa pode doar cabelo. O importante é ter pelo menos 20 centímetros de comprimento e estar preso a um elástico. Com essa doação, ONGs conseguem criar perucas para crianças e doentes que perderam os fios devido ao câncer.

? Como doar: assim como é feito com as roupas, as mechas que serão doadas devem estar em bom estado e bem embaladas para só então serem doadas. Caso não consiga ir até um posto de coleta, é possível enviá-las pelos Correios para as instituições que aceitam esse tipo de doação.

5. Apadrinhamento: nesse tipo de doação, você se disponibiliza para doar o seu tempo, criando um laço de amizade com uma criança ou adolescente e oferecendo diversas atividades e apoio em várias situações.

? Como doar: como na maioria dos casos, é preciso ser maior de idade, ter participado de encontros de sensibilização e formação de padrinhos e madrinhas, além do cadastro prévio para participação.

? Leia também: Em comunidade! Conheça as hortas comunitárias e veja como organizar uma.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para reunir dicas de como fazer doações ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar.