Que a vida adulta é cheia de corres, a gente sabe. Uma delas é a famosa malha fina. Além de meter medo em muita gente, este probleminha pode causar complicações na Receita Federal e até mesmo bloquear a sua restituição.

Mas não esquenta: a Superdigital vai te ajudar nessa. Confira abaixo os erros mais comuns ao fazer a sua declaração, como saber se você caiu na malha fina e o que fazer para resolver esse B.O. de uma vez por todas, sem complicação.

O que é malha fina?

A malha fina nada mais é do que a fiscalização e a revisão de toda declaração de imposto de renda entregue, seja ela em modelos completos ou simplificados. Quando alguma informação não bate, faltam documentos ou comprovantes, o declarante acaba caindo na malha fina. E, então, chega a hora de prestar contas para a Receita Federal.

Como saber se estou na malha fina?

Uma das soluções mais comuns para saber se caiu na malha fina é conferir as principais regras do Imposto de Renda. Vale dar uma olhada nos documentos (até dos dependentes, beleza?), comprovantes e puxar quais são os pontos mais importantes da sua declaração: herdou um bem em 2022? Vendeu ou comprou um imóvel?

Se a sua resposta foi “sim” para alguma destas perguntas, então se liga: todos os anos, a Receita divulga as mudanças do IR e poucas vezes os valores mudam. Ou seja, fica fácil identificar o que passou batido lá no começo e o que você precisa fazer.

? Descubra aqui se você precisa declarar o Imposto de Renda.

A segunda opção para conferir se o seu nome está na malha fina é consultar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e acompanhar a sua declaração. Funciona assim:

1. Crie um código e senha neste link para ter acesso à sua declaração;

2. Faça o login e vá até “Meu Imposto de Renda”;

3. Clique em “Processamento” e depois em “Extrato de Processamento”;

4. Escolha o ano da declaração - no caso, 2023;

5. As informações declaradas vão aparecer ali. Procure por “Situação da Declaração” no fim da página;

6. Se aparecer a mensagem “Com pendências”, significa que alguma informação não está correta. Caso esteja “Em fila de restituição” ou “Processada”, pode respirar aliviado: você não caiu na malha fina.

Caí na malha fina, e agora? ?

Como diria o ditado “Não cutuque a onça com vara curta”, no caso, o Leão da malha fina, o recomendado é regularizar quanto antes a sua situação.

Além de reter a restituição do IR 2023, quem cai na malha fina corre o risco, por exemplo, de:

● Pagar uma multa de 75% sobre o imposto devido.
● Ter o nome no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). O nome é grande, mas, de forma resumida, ele registra as pessoas que devem para órgãos e entidades federais.
● Ter o CPF em situação irregular, o que pode dificultar até na abertura de contas e pedidos de empréstimos.

Veja como regularizar a sua situação:

Depois de conferir se você realmente caiu na malha fina, é hora de manter a calma, se concentrar e correr atrás do prejuízo. Mas como fazer isso?

1. Acesse o site da Receita Federal;

2. Na maioria dos casos, você pode resolver a situação pelo site ao fazer uma retificação da sua declaração, seja por computador ou celular. Vá até “Meu Imposto de Renda”, depois em “Declaração” e, por fim, “Processamento”;

3. Clique em “Preencher a declaração online”, escolha o ano que vai ser alterado e finalize tudo em “Retificar declaração”. Tá feito! A Receita vai analisar sua retificação e deve responder em breve.

Mas vale ficar ligado: em casos mais graves, o declarante deve ir até à Receita Federal mais próxima para explicar o que aconteceu. Lembre-se de levar todos os documentos e comprovantes, respire fundo e seja transparente sobre a sua vida financeira. Combinado?

? Leia também: Receba a sua restituição por Pix! Veja como cadastrar uma chave de acesso.

Erros mais comuns na declaração:

Separamos alguns dos erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda para te ajudar nessa missão. Assim, fica mais fácil de achar o que precisa ser corrigido. Show, né? Então vamos à lista:

● Erros de digitação - por exemplo: ao invés de 1.000, você acabou digitando 100, o que gera conflito e má informação.
● Valores incorretos - você fez todas as contas e algo não bateu? Vale revisar os números com calma e muito cuidado.
● Informações cadastrais erradas - inclusive dos dependentes que entrarem na sua declaração, viu? Neste caso, preste atenção nos endereços, documentos, etc.
● Omitir rendimentos - talvez um dos erros mais graves ao cair na malha fina é esconder algum faturamento. Seja o mais transparente possível.

? Leia também: Valores a receber: como vai funcionar o pagamento e outras dúvidas.

Receba a sua restituição na Superdigital!

Você sabia que na Superdigital é possível receber a sua restituição do Imposto de Renda? Pois é! Pensando em facilitar ainda mais o pagamento, as contas digitais se tornaram uma das opções para receber o dinheiro.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!