O Banco Central liberou novamente a consulta para o Sistema Valores a Receber, o que gerou algumas dúvidas sobre o pagamento, prazos e como funciona o serviço. Pensando nisso, a Superdigital preparou um guia bem simples, rápido e didático para você receber a sua grana. Confira abaixo!

Como funciona o Sistema Valores a Receber?

Pensando em ajudar o brasileiro a recuperar os valores que foram “esquecidos” em bancos, o Banco Central lançou em janeiro o Sistema Valores a Receber (SVR). Mas, devido à quantidade de pessoas acessando a plataforma, foi necessário criar uma nova estrutura e página para consulta.

#SuperDica: desconfie de envios de links e URLs suspeitas. O site oficial para consulta é: https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Como consultar o Sistema Valores a Receber?

Na página, o usuário deve informar o CPF e a data de nascimento (para pessoas físicas) ou o CNPJ (para pessoas jurídicas). A partir daí, ele descobre se terá algo a receber ou não.

Quando tem algum valor retido, a mensagem mostra as datas disponíveis para receber o valor, como na imagem abaixo:

Caso não tenha nada a receber, a mensagem é de “Atualmente, você não tem valores a receber”, como na imagem abaixo:

? Leia também: 5 tipos de dinheiro extra que você tem direito e não sabia.

Quem poderá receber os valores esquecidos?

Sabe aqueles trocados esquecidos em uma conta que você fechou ou não usa há algum tempo, ou ainda uma cobrança indevida que nunca foi devolvida? Esses são exemplos de valores a receber.

Quem estiver entre esses exemplos, é provável que tenha reembolso, mesmo se a pessoa for falecida. Neste último caso, o Banco Central ainda analisa a possibilidade de resgate por herdeiros.

Quando é feito o pagamento do SVR? E por onde?

Depois de acessar a página oficial do serviço, lembre-se de salvar a data que aparecerá para quem tem algum valor a receber. Retorne depois nos dias estipulados, use o seu login do gov.br para acessar o sistema, confira o valor e clique em solicitar transferência.

#SuperDica: caso perca o prazo de solicitação, você poderá pedir o reembolso no sábado de repescagem ou a partir de 28/03/2022.

Os pagamentos serão feitos a partir de 7 de março, de acordo com o calendário abaixo:

O pagamento é feito por Pix. Ao pedir o resgate dos valores a receber, coloque a sua chave cadastrada para transferência.

? Leia também: Saiba como cadastrar uma chave Pix na Superdigital.

Lembre-se de não enviar seus dados pessoais para pessoas suspeitas ou que se apresentam como atendentes de um banco. Se necessário, vá até a instituição financeira e confira o que está acontecendo.

? Leia também: Confira como identificar golpes e fraudes com o Pix.

Ainda tem dúvidas sobre como usar o Pix, o que mudou para este ano e como aumentar o seu limite de transferência? Saiba mais aqui.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funciona o pagamento dos valores a receber ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!