Também chamado de bico, ajuda extra e vaga de fim de ano, o trabalho temporário é a oportunidade perfeita para quem está desempregado, precisando de dinheiro ou quer complementar a renda de casa neste período. Mas, se você ainda não conhece o que é trabalho temporário, fique tranquilo. Confira abaixo o guia que a Superdigital preparou para você e veja como garantir a sua vaga.

Como funciona o trabalho temporário?

Durante as datas sazonais, como Natal e Ano-Novo, a demanda das lojas e empresas aumenta. Isso acontece devido ao aquecimento do mercado para as festas e ao aumento de clientes em busca de presentes e outros produtos nesta época.

Em muitos casos, existe um contrato firmado entre a empresa e o trabalhador, ou mesmo entre a empresa e outra terceirizada. Sendo assim, a pessoa “contratada” passa a receber por hora ou dia trabalhado, enquanto negocia com a empresa as outras questões financeiras e trabalhistas (pagamento, período de trabalho, folgas etc.).

#SuperDica: apesar de ser um trabalho informal, é preciso ficar esperto com os direitos que você tem, além dos acordos firmados, combinado? ?

? Leia também: Posso trabalhar em dois empregos? Veja as principais regras

Quais as vantagens do trabalho temporário?

Contrato mais simples — a primeira vantagem de arranjar um emprego por temporada é a simplicidade dos contratos firmados neste período. Consequentemente, diminuem as chances de problemas trabalhistas para os dois lados (empregador e contratado), além de reduzirem os descontos gerados para quem tem carteira assinada.

Grana extra — outro benefício dos trabalhos temporários é a possibilidade de ter uma renda complementar, especialmente para aqueles que estão de férias ou precisam de uma solução rápida para apertos financeiros.

Oportunidade de efetivação — por último, mas não menos importante, as vagas temporárias são a porta de entrada para a efetivação na empresa. Não é à toa que elas são disputadas, já que funcionam como oportunidade para “mostrar serviço” e garantir um trabalho por mais tempo.

? Leia também: Conheça 7 metas financeiras para 2023 e como alcançá-las

5 tipos de trabalhos temporários para ficar de olho:

Tá em dúvida de por onde começar a procurar por vagas temporárias? A Superdigital te ajuda! Confira as opções mais comuns dessa época:

Vendedor(a): disparado, é uma das alternativas de bicos que podem te ajudar a fazer uma grana extra. Além do salário, é possível negociar também comissão por venda.

? Não perca: Veja como se tornar um bom vendedor com estas dicas!

Garçom/Garçonete: com a Copa do Mundo e temporada de fim do ano, é comum o aumento de fluxo nos restaurantes e bares. Pensando nisso, empreendedores passam a buscar ajuda extra na cozinha ou para atendimento dos clientes.

#SuperDica: o mesmo vale para auxiliar de cozinha, bartender, cozinheiro e atendente. Tudo vai depender da sua experiência na área ;)

Ajudante: de obras, de eventos e até de lojas físicas. O termo se refere a profissionais que, não necessariamente, já possuem experiência na área — o que é um ponto positivo para quem está em busca de oportunidades para profissionais de primeira viagem ou complemento da renda.

Musicista: você domina bem algum tipo de instrumento? Tem uma banda e quer começar a se arriscar profissionalmente nas apresentações? Essa é outra forma de trabalho temporário, especialmente em casamentos, festas, celebrações de fim de ano, bares etc.

Motorista de aplicativo: como muitos trabalhadores autônomos por aí, o lucro desse profissional vai depender muito do movimento e pedido de corridas feitas por clientes. Pensando nisso, confira listas de eventos e celebrações que podem ajudar nas corridas de fim de ano!

? Leia também: Como ser motorista de aplicativo? Vantagens, dicas e mais

Saiba garantir a sua vaga temporária:

O primeiro a se saber sobre como funcionam os trabalhos temporários é: nem sempre as vagas vão estar exibidas em sites de vagas ou anúncios online. Ainda mais se for um pequeno negócio. Neste caso, vale recorrer ao antigo método: pedir indicações e sair à procura das famosas placas “Estamos contratando”.

#SuperDica: lembre-se de levar uma cópia do seu currículo e esteja preparado para entrevistas de última hora, beleza?

O segundo passo para conseguir um trabalho temporário é estar disposto a trabalhar em horários e funções diversas. São comuns situações em que o empregado precisará “cobrir” algum outro funcionário ausente.

É possível ser efetivado?

Mesmo que a contratação seja por um período, ainda é possível transformar essa oportunidade em algo fixo para o futuro. Mostre as suas habilidades e tente uma negociação ao final da experiência.

Apesar de ser um trampo corrido, sempre confira as condições de trabalho e os seus direitos. Garantindo esses pontos, você evita dores de cabeça para receber o seu dinheiro.

? Leia também: Recolocação profissional: 5 dicas para voltar ao mercado de trabalho

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funcionam os trabalhos temporários ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!