Com a pandemia, diversas empresas precisaram se adaptar às mudanças do mercado e ao novo comportamento do consumidor. Entre as novidades, a procura por pessoas que realizam compras e entregam os pedidos na casa do cliente cresceu muito nesse período. Esses profissionais são chamados de shoppers. Já ouviu falar?

A profissão já empregou muitas pessoas e, atualmente, também funciona como uma alternativa de renda extra para trabalhadores que já possuem outros empregos. Confira abaixo o que é shopper e como se tornar um. ?

Shopper ou personal shopper? É a mesma coisa?

Shopper é o termo mais amplo para os profissionais que escolhem, compram e, muitas vezes, entregam as compras feitas em mercados para os clientes.

Em algumas empresas, a categoria shopper também pode ser dividida entre aqueles que apenas realizam as compras e aqueles que só entregam a mercadoria.

Já o personal shopper é o profissional que ajuda em compras mais específicas, como vestuário. Nesse caso, o cliente define o que precisa e quais são suas preferências de roupas, estilos e limite de valores. Enquanto isso, o personal fica responsável por apresentar as melhores opções que se encaixam nessas condições.

? Leia também: Veja o que fazer para vender e ganhar dinheiro.

Quanto ganha um shopper?

Segundo o Glassdoor — ​​site que reúne os cargos, salários e reputação de empresas, segundo funcionários —, o salário mensal de um shopper é de aproximadamente R$ 1.538. Essa base foi calculada segundo 60 salários enviados por pessoas com o cargo de shopper.

Mas essa é apenas uma estimativa. Tudo vai depender da empresa e do método de trabalho que ela exige: seja por entrega feita ou salário fixo.

? Leia também: Vapt-vupt! Cursos profissionalizantes para concluir rapidinho.

Como se tornar um shopper:

Como falamos acima, as empresas que oferecem esse tipo de serviço trabalham de formas diferentes. Na Rappi, por exemplo, os shoppers são registrados e possuem salário fixo. Eles também passam por uma fase de cadastro, análise e aprovação.

No Supermercados Now, o trabalhador recebe segundo as horas trabalhadas. Por outro lado, na Cornershop outros fatores são levados em consideração: quantidade e peso da compra, distância, etc.

Em todos os casos, as empresas possuem critérios importantes para trabalhar como shopper:

Ter bom pacote de dados — essencial para quem trabalha com entregas ou “na rua”, assinar um pacote de internet com boa velocidade e que não te deixa na mão garante mais segurança e serviços para fazer.

Ter disponibilidade, agilidade e cuidado — apesar de ser um trabalho flexível, sendo possível o trabalhador ficar responsável pela própria rotina, é preciso ter disponibilidade para se deslocar a residências e mercados que podem ser distantes um do outro.

Tudo também deve ser feito de maneira ágil e com cuidado para evitar um possível descontentamento do cliente.

Possuir um cadastro prévio — hoje, existem diversas marcas e empresas que oferecem o trabalho de shopper. Cada uma tem o próprio critério de seleção e regras. Entre elas está o cadastro do trabalhador na plataforma, com informações básicas, como:

• Nome, disponibilidade, habilitação e comprovante de residência.

No caso dos shoppers que também realizam entregas, é preciso possuir um veículo que suporte as compras e não prejudique a mercadoria.

O combustível e a manutenção do veículo ficam por conta do profissional.

? Leia também: 5 dicas simples e eficientes para voltar ao mercado de trabalho.

Clientes Superdigital só têm vantagens!

Seja para mostrar o que é e como se tornar um shopper ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!

Psiu! Não vá embora ainda. Se liga nos conteúdos ? que separamos especialmente para você:

• Posso trabalhar em dois empregos? Veja as principais regras.
• Como ter uma renda extra em 2022? Dicas para sair do vermelho!
• Quem está negativado pode conseguir empréstimo?