Você conhece o Pix? Com a ideia de transformar a maneira como fazemos transferências e o pagamento de contas, ele veio para simplificar e fazer tudo em tempo real.

O que é o Pix?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo que permitirá realizar pagamentos e transferências entre diferentes instituições financeiras em segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Se ainda tem dúvidas, preparamos um ↗ guia para entender o que é o Pix sem complicação.

Qual a diferença entre DOC/TED e o Pix?

Sujeitas a limitação de horário da instituição financeira que receberá o dinheiro e podendo gerar taxas dependendo do seu pacote de serviços, o DOC e a TED têm suas desvantagens. Com o Pix você terá uma nova e mais barata opção para transferir seu dinheiro, podendo fazer isso a qualquer momento do dia. Quer saber mais? ↗ Entenda tudo sobre a diferença entre Pix, TED e DOC.

O que muda na transferência de dinheiro com o Pix?

Para movimentar o dinheiro, você vai precisar de um QR Code ou das informações pessoais/empresariais (CPF, CNPJ, e-mail e telefone) da conta onde será depositado. A escolha é sua. Basta ter uma conta no banco ou alguma instituição de pagamento e utilizar essa facilidade que essa nova modalidade oferece. Aproveite e ↗ veja o passo a passo de como fazer transferências no Pix

Pagar a conta de luz com o Pix

Com toda certeza. Em um acordo entre Banco Central e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ficou decidido que os usuários poderão pagar conta de luz usando o Pix.

Hoje, isso já é possível para consumidores atendidos pela Neoenergia em cinco estados Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em breve CPFL e Enel devem adotar essa forma de pagamento.

Uma boa notícia é que o pagamento com o Pix pode acelerar o religamento do fornecimento de energia em caso de interrupção por falta de pagamento. “O Pix tem potencial de agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento. Atualmente, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas”, afirmou o Banco Central.

Pagar impostos e taxas como IPVA com o Pix

Sim, será possível pagar o IPVA com o Pix. Donos de automóveis com emplacamento feito em São Paulo e Paraná podem pagar o (IPVA) utilizando essa nova modalidade de pagamento.

Pagar compras com o Pix

Sim, será possível fazer compras normalmente, inclusive compras online. Tudo dependerá da empresa que você estiver realizando sua compra.

Empresas como Americanas, o Submarino e Shoptime já oferecem o Pix como forma de pagamento ao fechar uma compra. Para fazer o pagamento o sistema gera um ↗ QR code com o valor do pedido e basta escaneá-lo com o aplicativo do seu banco.

Pagar conta ou recarga do celular com o Pix

Para quem quer recarregar o celular ou pagar a fatura já pode fazer isso com o Pix, mas essa opção varia de acordo com a operado. Confira abaixo se sua operado está nesse grupo:

  • Vivo - permite fazer recarga com o Pix;
  • TIM - as faturas e recargas podem ser pagas usando o Pix dentro do app Meu TIM, WhatsApp e site da operadora.
  • Claro - as faturas do plano Controle e Pós podem ser pagas usando o Pix.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida

Não importa se para explicar o que muda com o Pix ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro de forma rápida e acessível, a Superdigital está do seu lado.

Seja cliente Superdigital e faça pagamentos e transações de forma rápida e muito simples.

Abra a sua conta em menos de 10 minutos de maneira totalmente online via nosso aplicativo (via PlayStore ou AppStore).