Você sabia que a segunda edição da Semana do Brasil acontece agora em setembro? Para quem não lembra, a  ideia parte do governo federal e são 10 dias corridos com ofertas incríveis! Mas, como identificar verdadeiros descontos? Semana Brasil é a mesma coisa que Black Friday? Respondemos todas as suas dúvidas sobre essa campanha!

Semana do Brasil 2020: o que é?

Quem não gosta de promoção, né? Se você, assim como muitos que sonham em comprar um item específico, estava esperando pelo momento certo de comprar, a sua hora chegou! A Semana do Brasil, que acontece no mês de setembro, neste ano entre os dias 3 e 13, promete oferecer descontos exclusivos nos mais variados setores.

A campanha é estilo Black Friday, mas não a substitui. Coordenado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o incentivo federal espera trazer resultados positivos para varejistas e comerciantes. Os descontos vão depender de cada setor, mas empresas ligadas ao comércio de cosméticos, móveis, produtos de higiene e limpeza, eletrônicos e eletrodomésticos esperam movimentar a carteira de muitos brasileiros.

Semana do Brasil 2020: lojas participantes

É a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio, por conta da pandemia, e as ações promocionais devem atingir tanto as lojas online quanto físicas. Empresas como Magazine Luiza, Polishop, Lojas Americanas, Raia Drogasil, Grupo Boticário, Centauro, Leroy Merlin, Cacau Show e Lojas Renner fazem parte da IDV e devem apresentar promoções na semana.

Se você quiser conferir todas as lojas que faram parte da semana, basta acessar o link com todos os participantes no site oficial da Semana Brasil.

Semana do Brasil 2020: como comprar com desconto?

Como em todas datas em que existe uma grande expectativa em torno das ofertas, é necessário estar atento aos preços originais e não cair em armadilhas. Mas como identificar descontos?

O consumidor interessado precisa estar por dentro dos valores dos últimos seis meses do produto e comparar com as ofertas relâmpagos da semana do brasil 2020. Inclusive, existem diversas extensões de navegadores e até sites específicos que trazem esse retroativo, como a extensão Keepa da Amazon Price Tracker e o site Tudo Celular .

Em datas em que as promessas de valores baixos são muitas, atenção à segurança deve ser redobrada!

Evite cair em golpes: 3 maneiras de comprar de forma segura na Semana do Brasil

Verifique a URL do site e olhe a lista do Procon

Antes de qualquer coisa, cheque se o site é seguro e confiável! Sabe a barra de pesquisa do navegador onde você pesquisa o endereço da web que você quer acessar? Então, todas, sem exceção, precisam ter “https://” antes do “www.” ou do nome do site acessado. Além disso, verifique se existe um cadeado antes do nome do site, ele indica a segurança e confiabilidade da página.

Um truque para saber se o nome do site não tem “https://” é copiar e colar a URL no bloco de notas do seu computador ou em algum lugar que seja possível acrescentar texto! Dessa forma, você fica seguro e sem exposição à sites maliciosos. Inclusive, o Procon também oferece uma lista de sites para evitar, nunca esqueça de checar se o site não está incluso

Medidas de segurança nas redes sociais

Não clique em qualquer anúncio! Ofertas muito baratas que possam chegar por meio de links via e-mail, SMS, WhatsApp ou até Instagram podem ser falsas. Além disso, não compartilhe dados pessoais com remetentes desconhecidos. Muitas pessoas usam dessas datas para praticar golpes. 

Métodos de pagamento

Pagar via boletos bancários pode parecer uma transação mais simples, mas você já tentou utilizar cartão de crédito pré-pago ou um cartão virtual? Com o pagamento sendo aprovado na hora não tem toda aquela ansiedade de esperar por dias até que a compra possa ser despachada ao seu endereço.

Seguro e fácil, essa modalidade de cartão você encontra na Superdigital.

Ainda não tem a conta digital Superdigital? Baixe o app Superdigital – na PlayStore ou na AppStore – e abra a sua conta digital bem rapidinho. Em menos de 10 minutos ela está pronta!