Enviar sua declaração do Imposto de Renda com erros pode causar consequências, como cair na famosa malha fina. Por isso, é muito importante estar atento às informações que estão sendo enviadas para a Receita Federal. Se você faz parte do grupo de quem precisa declarar o Imposto de Renda, descubra quais são os erros mais comuns e como evitá-los.

Você sabe quais são os erros mais comuns no Imposto de Renda?

Pode acontecer de você preencher algo de um jeito incorreto, digitar errado ou até mesmo acabar se esquecendo de acrescentar uma informação importante. Estes são alguns dos erros mais comuns nas declarações do Imposto de Renda dos brasileiros. Por isso, preste atenção no que você precisa evitar para que não tenha problemas futuros!

Digitar errado os dados e informações

Quem nunca escreveu algo errado ao digitar no teclado do computador, né? Isso é muito comum de acontecer, mas na hora de enviar o seu Imposto de Renda 2020 não deixe de revisar as informações preenchidas para checar se está tudo certo, como os valores informados, nomes de dependentes ou empresas e outros dados.

Esquecer ou omitir rendimentos

Na declaração do Imposto de Renda é fundamental incluir todos os seus rendimentos, mesmo se for um valor baixo. Por isso, não se esqueça de informar seus ganhos e os de seus dependentes.

Não declarar as receitas dos seus dependentes ou declará-los mais de uma vez

Você tem pais ou filhos como seus dependentes? Se sim, é preciso informar suas receitas junto com as suas. Também se lembre de que não pode declarar seus dependentes duas vezes, como no caso de pais e mães, já que os filhos devem ser inclusos nas declarações de apenas um dos dois.

Informar despesas médicas sem comprovantes

Um dos erros que os brasileiros mais cometem ao fazerem suas declarações do Imposto de Renda está relacionado com as despesas médicas, visto que há quem não as declare ou declare sem comprovante. Para evitar este erro, inclua as despesas médicas que tenham comprovantes, como a nota fiscal.

Fazer a declaração do Imposto de Renda 2020 corretamente é muito importante para que você fique longe de multas e dor de cabeça! Saiba quais são as principais mudanças deste ano e envie sua declaração até o dia 30 de junho.

Sabia que na Superdigital você pode receber pagamentos, como o valor da restituição do Imposto de Renda? Baixe o aplicativo Superdigital na loja de aplicativos do seu celular (na PlayStore ou na AppStore) e abra sua conta digital Superdigital em menos de 10 minutos!