Os trabalhadores autônomos costumam ser as pessoas mais afetadas em momentos de crise financeira, já que eles não contam com alguns benefícios por não terem a carteira assinada. Com isso, é ainda mais importante saber como cuidar da vida financeira. Confira as dicas da Superdigital!

5 dicas para ter uma vida financeira saudável se você é um trabalhador autônomo

Se você é um profissional autônomo, é preciso ter cuidados redobrados quando se trata de hábitos financeiros e dinheiro de um modo geral. Com a situação atual no Brasil e no mundo, pode ser que você esteja precisando se reinventar para não ficar no vermelho nem ter prejuízos futuro.

Por isso, olha só as 5 dicas que separamos para você, trabalhador autônomo, ter uma vida financeira saudável e saber como cuidar melhor do próprio dinheiro!

1. Conheça o seu orçamento em cada detalhe

Uma atitude muito importante que quem é um trabalhador sem carteira assinada deve ter é conhecer a fundo cada detalhe do seu orçamento. Para isso, é preciso saber o que sai e o que entra, quais são as despesas maiores e quais são os gastos do dia a dia.

Ter esse controle financeiro ajuda bastante a saber quando será preciso cortar despesas e apertar o orçamento, como em momentos de crise financeira.

Outra recomendação é separar o orçamento pessoal do seu orçamento como empresa para que os valores não sejam misturados.

2. Calcule a sua renda média

É comum que as rendas mensais de profissionais autônomos não sejam sempre as mesmas, já que em um mês pode ter mais ou menos trabalho do que nos demais. Assim, uma prática ideal para não ter prejuízos na vida financeira é calcular sua renda média para ter uma ideia de qual é a sua receita.

3. Faça um planejamento para longo prazo

Nada de não pensar no futuro, combinado? Um planejamento para longo prazo é o melhor amigo de muitos trabalhadores autônomos por ser algo que ajuda a visualizar como será o fluxo de dinheiro nos próximos meses. Por isso, não deixe de fazer o seu.

4. Tenha uma reserva para imprevistos

Outra prática essencial é ter um dinheiro guardado. Afinal, você nunca sabe quando algum imprevisto pode acontecer, não é? Por exemplo, os trabalhadores autônomos que tinham uma reserva de dinheiro podem estar em uma situação um pouco mais favorável nessa pandemia em relação aos profissionais que não tinham nada guardado.

5. Use uma conta digital para ter tudo na palma da mão

Quer controlar ainda mais de perto a sua vida financeira? Então, use uma conta digital! Assim, você pode mexer com seu dinheiro com poucos cliques no aplicativo ou no site. As contas digitais estão facilitando e simplificando a vida de muita gente!

Abra uma conta digital MEI da Superdigital e resolva tudo online!

Os trabalhadores autônomos podem ter todo o controle que precisam da sua vida financeira com a conta digital MEI da Superdigital porque com ela dá para fazer pagamentos, transferências, e tudo o que você precisar para manter sua empresa funcionando em qualquer situação.

A nossa conta digital MEI é ideal para quem quer uma vida financeira menos burocrática, mais simples, segura, prática. Você resolve tudo de um jeito 100% online e de onde você estiver. Nem precisa sair de casa para mexer com seu dinheiro!

Faça o download do aplicativo Superdigital na loja de aplicativos do seu celular – na PlayStore ou na AppStore – e escolha a opção “Para minha empresa”. Complete o cadastro com as suas informações e os principais dados sobre sua empresa e pronto! Agora você tem uma conta MEI para o seu negócio.

Na Superdigital todo mundo pode ter conta digital porque é sem consulta ao SPC/Serasa, sem comprovação de renda e sem análise de crédito!