Pix perguntas frequentes

O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que permite realizar pagamentos e transferências entre diferentes instituições financeiras em segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados.

O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

No Pix, a chave é a sua identificação, com ela, você não precisará mais digitar todos os dados bancários do destinatário ou informar os seus, basta informar sua chave, que poderá ser: número do CPF/CNPJ número do telefone celular endereço de e-mail chave aleatória: sequência de letras e números gerados aleatoriamente pelo Banco Central do Brasil. A quantidade de chaves cadastradas é limitada: pessoas físicas podem ter até 5 (cinco) chaves para cada conta da qual sejam titulares e para pessoas jurídicas o limite é de 20 chaves por conta. Importante: uma mesma chave não pode ser vinculada a outra conta.

Nesse caso, você pode excluir a chave em uma instituição e cadastrar em outra ou pode solicitar a portabilidade dessa chave. Para que a portabilidade seja realizada com sucesso, você precisará confirmar a solicitação no aplicativo da outra instituição no prazo de 7 dias.

Caso isso ocorra, o Pix permite que você faça uma solicitação de reivindicação de posse dessa chave. Neste caso, o portador da chave em questão terá 7 dias para dar a resposta positiva ou negativa.

Para transferir Pix não é necessário cadastrar uma chave de identificação, a transferência poderá ser realizada com ou sem ela, mas, com uma chave, você não vai mais precisar digitar todos os dados bancários do destinatário ou informar os seus, basta informar a chave, facilitando e agilizando todo o processo.

Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. Confira sempre os dados de transferências ou pagamentos antes da confirmação.

Sim. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix, desde que iniciada por quem recebeu o dinheiro, em até 90 (noventa) dias da data do recebimento, e pode ser feita de forma parcial ou total. 

Fazer um pagamento QR Code Pix é muito fácil, basta capturar a imagem do QR Code com a câmera do seu celular.

O QR Estático pode ser utilizado em diversas transações e não possui prazo de validade. Permite definir um valor fixo ou a inserção de um valor pelo pagador.

Já o QR Code Dinâmico pode ser utilizado uma única vez, precisa ter valor definido e possui prazo de vencimento do pagamento e validade do QR Code. Além disso, permite informar o valor de juros e multa após vencimento.